domingo, 22 de fevereiro de 2009

Arronches pelo Carnaval – A ratinha da tua saia


O Carnaval no concelho de Arronches foi uma época festiva muito participada pela população até por volta de 1970, altura em que mutas tradições do Carnaval local começaram a desaparecer, tais como as actividades ligadas ás semanas dedicadas ás comadres e compadres, com muitas brincadeiras e as suas bandeiras e bailaricos e também a ruidosa chocalhada oferecida pelos rapazes ás meninas solteiras, chocalhada esta que tinha lugar na noite do dia das comadres com a rapaziada a cantar cantigas a porta da moça e a tocar os chocalhos.
Muitos mascarados espontâneos animam outrora as ruas e praças com os seus singulares disfarces de Carnaval.
O enterro da Sardinha era devidamente ensaiado por um maestro, que nos últimos anos foi dirigido pelo Sr. Arranha, envolvendo o mesmo largas dezenas de participantes, acabando por ser todo um acontecimento que no dia do Enterro da Sardinha percorria Arronches e localidades vizinhas.
Actualmente o Carnaval de Arronches resume-se ao desfile Escolar, assim como à participação e dois ou três espontâneos como os Srs. Nicolau e tio Carlos, que amantes da música e das tradições arronchenses teimam em mater viva a memória do nosso antigo Carnaval.

As fotos que neste nosso espaço partilhamos hoje com todos vós, foram efectuadas no dia 22/02/2009 no Largo da Cadeia em Arronches, na altura em que o Sr. Nicolau animava um grupo de amigos da sua idade.


Imperdível a canção “A ratinha da tua saia”, executada pelo Sr. Nicolau. Deixo a sugestão porque não recolher essas velhas músicas tocadas pelo também maior mestre da Sopa de Peixe da ribeira de Arronches, antes que venham a cair nos esquecimento…

4 comentários:

  1. Sem dúvida a pureza do Carnaval do nosso Alentejo. Na minha juventude também fui dar a chocalhada ás moças de Monforte, acabei apanhando com um balde de água, embora os camaradas da chocalhada me garantissem que tinha levado com uma penicada, belos tempos!
    Um abraço ao amigo Nicolau.

    ResponderEliminar
  2. Aqui vai esta quadra de Carnaval dedicada ás comadres da vizinha freguesia de S. Julião.

    Já lá vão as senhoras comadres
    Chegando a S. Julião
    Comendo pata de burro
    Julgando que era lacão.

    A. Traguil –Alegrete

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar