quinta-feira, 26 de março de 2009

Arronchense Homenageado na Toponímia de Mazarefes – Viana do Castelo



Foi com satisfação que tivemos conhecimento da homenagem prestada pela Freguesia de Mazarefes, concelho de Viana do Castelo ao arronchense Agostinho Manuel Paulino, que em reconhecimento pelo seu contributo na área do Desporto e Cultura decidiram atribuir o seu nome a uma das ruas da Freguesia.
Lá diz o ditado popular “Santos de Casa na Fazem Milagres”, isto tendo em conta a quantidade de novas ruas existentes em Arronches mais propriamente nas freguesias de Assunção e Esperança com a singular toponímia de rua A, B, C, ou D, o que não deixa de ser caricato quando existem arronchenses que pelo seu percurso de vida em prol da comunidade e do nome de ARRONCHES, eram dignos do reconhecimento público na toponímia arronchense.

Rua Agostinho Paulino

Agostinho Manuel Paulino nasceu em Arronches, Portalegre, Alentejo, a 16 de Fevereiro de 1912 e faleceu no Hospital de S. João, Porto, a 18 de Setembro de 1976, estando sepultado no Cemitério de Mazarefes – Viana do Castelo.
Frequentou a Escola Industrial e Comercial de Portalegre, tendo vindo para Norte para ingressar nos Caminhos de Ferro e onde começou por ser chefe do Apeadeiro de Alvarães. Mais tarde é transferido para a área de cobranças (revisor), acabando a sua carreira nos Serviços Centrais da CP, na cidade do Porto, onde permaneceu durante oito anos, até à sua aposentação, com 63 anos de idade.
Foi um dos maiores impulsionadores do desporto, da cultura e do lazer em Mazarefes, estando, também, inteiramente ligado à construção do novo edifício da Casa do Povo, onde foi Presidente, quase até há data da sua morte.

In:http://www.freguesiasdeportugal.com/distritoviana/09/mazarefes/informacoes.htm

4 comentários:

  1. Sabiam, que a falta de nomes nas ruas e de números nas habitações para além de causar confusão na distribuição do correio pode até dificultar a obtenção do cartão de cidadão.
    Em tempos morei numa rua denominada apenas de F, só que a malta nova passava a vida a acrescentar mais umas letras para escândalo de moradores e visitantes, passando a ser conhecida pela rua da F…

    ResponderEliminar
  2. A toponímia (nomes por que são conhecidos e identificados os lugares habitados e sítios desabitados) constitui um capítulo importante para o conhecimento e estudo da área de um Município ou região, pelo significado que comporta, e que pode ser analisada sobre diversos ângulos: Histórico (e arqueológico), filosófico, linguístico (semântico) e sociológico. Pelo que se pode depreender pelo exposto em Arronches a regra é o abecedário, a razão pode ter origem na falta de imaginação ou outras que desconheço.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida Santos da terra não fazem milagres, em Arronches a galinha da vizinha foi sempre melhor.
    Deveriam abrir a pestana e aprender com a junta de Mazarefes

    ResponderEliminar
  4. O programa do PSD contempla esta lacuna,aliàs,algumas vezes criticada na assembleia municipal pela oposição.Mas,o executivo eleito pelo Povo só toma posse no dia 30/Out..Depois,se for criada uma comissão para escolher os nomes será uma boa meddida.

    ResponderEliminar