quinta-feira, 12 de março de 2009

Arronches – Convento de S. Pedro


Situado junto à vila de Arronches, para lá do Porto Manes, no rio Caia, o convento de S. Pedro que teve a sua origem numa antiga ermida dedicada a S. Pedro, que foi dada pelo Senado aos Congregados da Tomina que vindos do seu convento de Moura, a transformaram para ali construíram o convento de S. Pedro de Arronches.

A comunidade ali residente passou então a ser composta por dez ou doze congregados, que era os que tinha no ano de 1747.
Estes religiosos eram sujeitos ao ordinário e serviam o povo de Arronches com grande caridade, dedicação e exemplo, ajudando a bem morrer, assistindo aos enfermos.


Viviam de esmolas, que de boa vontade lhe davam os moradores de Arronches, conservando-os pela sua grande utilidade espiritual, que daqui lhes resultava.

O convento de S. Pedro, depois da expulsão dos jesuítas foi transformado numa bonita quinta, ali residindo uma família arronchense que sabiamente tem sabido preservar a arquitectura deste monumento.

1 comentário:

  1. É sempre bom saber que ainda existem particulares que ainda cuidam do património histórico, o mesmo não aconteceu com a igreja de Santa Luzia irremediavelmente destruída pelas ainda recentes obras de recuperação a que foi submetida, falta de gosto e muito desrespeito pelo passado deste igreja agora transformada em salão de Manicure.

    ResponderEliminar