terça-feira, 3 de março de 2009

Arronches – Na rota do Vandalismo dos Grafitadores

Uma das coisas que mais confusão me faz é o que levará um grupo de pessoas a destruir bens alheios só pelo simples prazer de destruir.
A marca de uma destas últimas acções de vandalismo foi deixada em tinta preta no painel informativo do Turismo do Alentejo situado junto à Ponte de Santa Maria.
Em várias zonas de Arronches podem-se encontrar paredes pintadas com grafittis, com destaque para as arcadas das Ponte do Crato e traseiras do Centro Cultural, grafittis estes que até podiam ser arte, se fossem executados em espaços adequados para o efeito.
A acção dos sprays dos grafitadores para além de danificar o património municipal vem ainda causando prejuízos aos proprietários dos prédios urbanos.
De forma a inverter estas situações abusivas, ainda recentemente o Tribunal de Viseu condenou dois jovens ao pagamento de 350 euros de multa, pelo crime de dano simples, por terem pintado um mural numa parede do viaduto.

Cada um dos jovens terá de pagar uma multa de 50 dias à taxa diária de sete euros e, solidariamente, 102 euros de indemnização à Câmara de Viseu pelos gastos que teve para eliminar as pinturas.

Outra das soluções passaria também pela aplicação de uma ‘pena’ de serviço comunitário, sendo os autores dos grafittis condenados a proceder à limpeza dos monumentos ou edifícios particulares que tenham abusivamente sujado.

1 comentário:

  1. Será difícil considerar aquilo arte...os garatujos no placard da Ponte de Santa Maria, parecem ser obra de extraterrestres e só por eles podem ser decifrados: quanto às "pinturas" nas traseiras do Centro Cultural parecem ter sido feitas sob a influência de alguma substancia psicotrópica...

    ResponderEliminar