domingo, 15 de março de 2009

Arronches – Tragédia bate à porta do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre


Ao inicio da manhã de Sábado dia 14 de Março o jovem Francisco Matias com cerca de 25 anos, natural da freguesia de Tolosa, foi colhido com gravidade por uma vaca, no treino dos Forcados Amadores de Portalegre, que decorria no tentadero da localidade de Esperança, concelho de Arronches. Depois de ter sido inicialmente socorrido ainda em Esperança pelos Bombeiros Voluntários de Arronches e depois no Hospital de Portalegre, de onde veio transferido para a capital num helicóptero do INEM.

Embora o seu estado seja muito grave e com lesões cerebrais irreversíveis e que levaram já os médicos a decretar "morte cerebral", é considerado estacionário - ou seja, sem agravamento, mas também sem possíveis melhoras, o jovem forcado Francisco Matias está internado na Unidade de Neurocirurgia do Hospital de São José em Lisboa.
Francisco Matias integrava desde há dois anos as fileiras dos forcados Amadores de Portalegre, sendo um forcado bastante experiente tendo inclusive já pegado touros na Praça de Touros do Campo Pequeno. Natural deTolosa no concelho de Nisa o jovem forcado formou-se no Instituto Politécnico de Portalegre e era actualmente animador cultural no lar de idosos local.

O acidente aconteceu no decorrer de uma gravíssima colhida quando pegava uma vaca da ganadaria de Francisco Romão Tenório de Arronches, no treino dos Forcados Amadores de Portalegre.

Este infeliz sucesso acabaria por causar grande consternação junto da população de Esperança que tem tentado obter informações do evoluir do estado de saúde deste jovem.
Ao que conseguimos apurar familiares e amigos do forcado Francisco continuavam em Lisboa, junto ao Hospital de S. José, aguardando por novas notícias medidas sobre a evolução do seu estado.

Segundo fonte médica neste momento (Domingo), o forcado está ligado à máquina, mas as hipóteses de se salvar são mínimas.
Fonte: Unidade local de Saúde do Norte Alentejano
Fotos Farpas Blogue

18 comentários:

  1. Lamento o acidente com esse jovem, mas tanto as touradas em Portugal quanto os rodeios aqui no Brasil são uma agressão aos animais, nos rodeios para que os touros pulem uma cinta é amarrada para apertar os seus testiculos, os animais pulam de dor, se fazemos esta barbaridades não podemos criticar, quanto mais gente for ferido melhor vai ser a festa, se não tivessem provocado o animal não acabava tantas vezes em desgraça.

    Giovana
    Fortaleza CE

    ResponderEliminar
  2. Cara Giovana, eu é q lamento imenso a sua ignorancia, pois caso não saiba esse jovem não fez qualquer mal ao animal, um forcado não faz barbaridades como as que diz, apenas mostra a sua bravura e destreza a apanhar um animal daquele porte de caras, assim antes de fazer um comentario deste estude primeiro aquilo q vai dizer e como o vai dizer, cada cultura tem seu costume, e o dos forcados não é apertar os testiculos do animal, como deve entender.

    ResponderEliminar
  3. desde já quero colocar.me ao lado do grupo de portalegre e da familia deste forcado rezando e pedindo que as coisas se encaminhem para o melhor, neste momento dificil para toda o mundo da forcadagem é que sentimos impotentes e tudo a nossa volta deixa de ter sentido.

    ResponderEliminar
  4. que bela altura perdeste para estar calada Giovana... com atitudes como a tua é q se vê a fraca mentalidade das pessoas que são contra a festa... deve-se respeitar os animais mas acima de tudo devem respeitar-se as pessoas! e o momento é de grande dor... que Deus esteja com o Francisco e que o ajude a ele e a todos os seus familiares e amigos

    ResponderEliminar
  5. que tudo se venha a resolver pelo melhor são os votos dos forcados de Elvas, o importante agora são as melhoras do Francisco

    ResponderEliminar
  6. Que o amigo Francisco descanse em paz!!!!

    ResponderEliminar
  7. Eu Antonio Salvador vivo no Canada a Cerca de 35 anos sou muito aficionado,aqui dou a cara,pois quero desde já enviar as mais sentidas condolências, à familia e ao grupo de Portalegre,à certas pessoas que fazem certos comentários ,que não teem qualquer sentido.

    ResponderEliminar
  8. Francisco era uma pessoa impecavel,como nao ha muitas..vai fazer-nos falta a alegria dele..E giovana quanto ao que li do teu comentario ve-se mesmo que nao sabes o que dizes, e pessoas como tu nem merecem a agua que bebem! espero que Francisco descance em paz que bem merece..sao os votos de MGRC

    ResponderEliminar
  9. É com pesar que lamento a morte do Francisco. Kem o conheceu sabia o quao animado era, n fosse ele um rapaz de Animaçao Sociocultural.
    Como forcado também revelou ser sempre bastante bom na arte de pegar.
    Todos sabemos os riscos que se correm nessa arte, mas nunca estamos preparados para tais situações.
    Força para a familia do Francisco, amigos e Grupo de Forcados Amadores de Portalegre.
    Helena Cavaco

    ResponderEliminar
  10. As minhas condolências.
    A familia de francisco matias e ao grupo de forcados amadores de portalegre.
    Que o nosso amigo francisco descanse em paz.

    Fabio Miguel Belo Batista
    (Fortios - Portalegre)

    ResponderEliminar
  11. Gostaria de apresentar as minhas condolências à familia do malogrado Francisco, em meu nome e em nome do Blog do Futebol Clube do Crato (http://fccrato.blogspot.com)

    É com profundo pesar que lamentamos a morte do jovem Francisco, infelizmente aquilo que mais gostava ceifou-lhe a vida.

    Gonçalo Lourenço (bancada central)
    Administrador do blog do FC Crato

    ResponderEliminar
  12. Padinho estarás sempre connosco...e todos te recordarao pela valentia, coragem simpatia e alegria que transmitias.

    ResponderEliminar
  13. É com grande tristeza que lamentamos a sua partida. Era um rapaz que transmitia alegria por onde passava, amigo do amigo e lutador.
    As nossas sentidas condolencias á sua familia, que nesta hora de grande dôr precisam de muita força.

    (Helder e Sandra)

    ResponderEliminar
  14. AMIGO FRANCISCO DESCANÇA EM PAZ. AS NOSSAS SENTIDAS CONDOLENCIAS Á FAMILIA E AO G.F.A PORTALEGRE MUITA FORÇA PARA TODOS NESTAS HORAS DE DOR.

    G.F.A.ALTER DO CHAO

    ResponderEliminar
  15. Já eu concordo PLENAMENTE com o primeiro comentário feito a este post. O sofrimento do animal é todo causado por esse grupo de humanos insensiveis e por essa ordem de ideias "quem vai à guerra dá e leva" .

    ABAIXO AOS TOURADAS E SOFRIMENTO DOS INDEFESOS E POBRES ANIMAIS

    GIOVANA ESTOU CONSIGO

    ResponderEliminar
  16. No momento da tua partida, nao consegui recordar mais que os momentos felizes que passamos na escola... ja ai tu brincavas as touradas, sem nunca esperares que estas t tirassem a vida...tu, partis-te, mas partis-te feliz... sei que iras transmitir toda a tua força á tua familia e que os forcados de portalegre q contigo privavam....sei que nao
    queres lagrimas.... queres que todos te recordemos com sorrisos, e eu assim farei.... olha por nós francisco...ate sempre..

    ResponderEliminar
  17. Francisco sei que nao te conhecia mas quando recebi a notcia por mensagens no telemovel fiquei chocado.
    Quero dar desde ja os meus pesamos á familia e amigos que tambem nao conheço mas nestes momentos de dor devemo.nos unir todos e dizer que lamento imenso a morte do forcado que com certeza ele nao quereria ver.vos a chorar.
    olha por nos francisco....ate algum dia "amigo"...descança em paz.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo q disse q estava com a Sra. Giovana pesso-lhe k ñ diga barbaridades digo a isto a si e a todas as outars pessoas q veem para aki dizer q akilo é sofrimento dos aanimais e agora pergunto-lhe come carne ou peixe ou e vegetariano pois quendo ñ se sabe o k se diz mais vale estar-se calado e kuando lhe pergunto se come carne ou peixe kero dizer k o Senhor é um fala barato pk se lhe apracer kuakel tipo de carne ou peixe tenho a certeza k o SR. o come e isso tembém e sofrimento dos animais por isso voce e a dona GIOVANA acordem para a vida e veja se crescem... Francisco estejas onde estiveres jamais serás eskecido ADRTpimo <3 (peço desculpa por só estar a responder á 2 anos depois)

    ResponderEliminar