sexta-feira, 20 de março de 2009

Esperança – Divulga Intervenção Efectuada na Ermida do Rei Santo


A convite da Junta de Freguesia de Esperança realizou-se uma sessão pública de esclarecimento alusiva à intervenção que está a decorrer na ermida do Rei Santo.
Esta sessão teve lugar no Centro Cultural de Esperança no passado dia 19 de Março pelas 21,00 horas, no decorrer da mesma os técnicos da in-SITU, informaram das diferentes faces do trabalho que ali vêm efectuando nos últimos meses, assim como para a importância deste património talvez único na região que até agora se encontrava escondido por sucessivas camadas de cal e em risco de se perder dado o avançado estado de ruína em que se encontrava este edifício situado no cume da Serra do Rei salvador em Nave fria.

Ainda durante esta sessão foram exibidas diversas fotografias para melhor compreensão dos trabalhos ali efectuados, assim como foram prestados esclarecimentos a questões colocadas pela população, o que acabaria por dar origem a um animado debate de ideias entre a equipa técnica responsável pelos trabalhos, assim como pelos presidentes da Câmara Municipal de Arronches e Junta de Freguesia de Esperança, pelo que nos foi dado aferir no final desta proveitosa sessão todos os intervenientes tinham em comum e como principal preocupação a de encontrar a melhor solução para a salvaguarda futura deste valioso património histórico da Freguesia de Esperança.
Registamos também nesta importante sessão a ausência de alguns responsáveis locais pela cultura e educação, assim como de algumas vozes sempre criticas da nossa praça.


Na próxima romaria do Rei Santo que como habitualmente se vai realizar 15 dias após a Páscoa os visitantes desta ermida vão ali encontrar um excelente trabalho de restauro e conservação efectuado pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Arronches, podendo descobrir o que a cal escondeu durante séculos, “as pinturas murais agora redescobertas”. Talvez escondidas pelos nossos antepassados pelo seu mau estado de conservação, originado por degradação do edifício e infiltrações, ou ainda pelo cansaço de ver sempre os mesmos motivos, sabe-se lá porque resolveram pintar a cúpula e altar de branco e amarelo.
Como dali não podem ser retiradas, estas pinturas e data agora encontrada com mais de 400 anos de história, deixam-nos perceber muito melhor as vidas de outros tempos. São de certa forma ingénuas gastas pelo tempo e pouco rigorosas no traço, mas uma relíquia sem preço por serem dignas contadoras de narrativas indispensáveis às vivências culturais e religiosas das gentes de Arronches.
Situada num local ermo e com uma vista fabulosa sobre terras de Portugal e Espanha a ermida do Rei Santo ou Rei Salvador é hoje um mistério para todos, nada se sabe a sua fundação ou mesmo lendas a ela associadas, apenas se sabe que a mesma foi erguida num local onde existem vestígios arqueológicos, talvez resto de algum pequeno templo dedicado a outros Deuses do passado.

O que todos ainda sabemos é que o Rei Santo ou o Rei Salvador como ainda é referido pelos habitantes mais idosos da raia, continua a ser o Santo protector dos lavradores de ambos os lados da fronteira, que em momentos de aflição evocam a sua protecção e no dia da sua romaria lhe fazem oferendas que consistem em animais como um leitão ou um cordeiro ou ainda nas tradicionais fogaças depois leiloadas a pós a procissão.

Em suma um excelente trabalho de conservação e restauro efectuada pelos jovens técnicos da in-SITU – Conservação de bens culturais LDA, e Autarquia de Arronches.

3 comentários:

  1. Notável de onde não se espera é que surgem as surpresas, está de parabéns a JF. de Esperança pela sua contribuição na salvaguarda do património

    ResponderEliminar
  2. obrigado por este post, bela lição do nosso Alentejo, pena os responsáveis da educação e cultura faltarem a estas iniciativas que certamente poderiam constituir mais um contributo para lhes alargar os horizontes...
    Zulmira - Évora

    ResponderEliminar
  3. Bom trabalho no blog…vamos inserir na revista de Abril o seu texto e fotos do Rei Santo, mandei informação para o e-mail
    R. Ferro

    ResponderEliminar