segunda-feira, 2 de março de 2009

Mosteiros – A Taberna do Tio Barulho

Nas últimas décadas a freguesia de Mosteiros vem aos poucos sendo dotada de diferentes equipamentos tais como Centro Social, Centro Cultural, Praça de Touros, Espaço Internet, Casa Mortuária, espaços ajardinados e diferentes equipamentos desportivos, sem esquecer a igreja de S. João construída por iniciativa de alguns habitantes com o apoio da população e autarquia.
Na semana passada iniciaram-se as obras no velho casarão da antiga Taberna do Tio Barulho, que depois foi também de Salão de Baile do Barulho e mais tarde taberna Cardoso e Café Boa viagem, para no futuro depois da conclusão das obras em curso ser transformada em sede do Grupo Desportivo de Mosteiros.
Foi a outrora Taberna do Tio Barulho que deu origem ao primeiro núcleo urbano do lugar de Barulho, situado no então lugar da Casa Nova da Sobreira, actual sede da freguesia de Mosteiros.
A atestar a antiguidade deste casarão ligado a diferentes episódios ocorridos nos últimos cem anos no lugar de Barulho, está a data de 1899 da chaminé.
Este edifício que foi no passado comprado pela família Bandeiras e apresentava actualmente evidentes sinais de ruína, pelo que veio a ser adquirido pela Câmara Municipal de Arronches para ali instalar a sede do Grupo Desportivo de Mosteiros.


Mosteiros um pouco de história…

Mosteiros é uma das 3 freguesias do concelho de Arronches e ocupa uma área total de 52,6 km2 do concelho de Arronches, estando uma parte significativa da mesma integrada no Parque Natural da Serra de S. Mamede, uma zona de elevada importância geomorfológica e paisagística.
A densidade populacional é de 8,5 HB Km2 (2001), a população residente de 449 indivíduos (2001), edifícios 261 (2001) e núcleos familiares residentes 140 (2001).
A freguesia localiza-se no extremo norte do concelho de Arronches e seu limite com o concelho de Portalegre, na margem esquerda da ribeira de Arronches, afluente do Rio Caia. Dista da sede do concelho cerca de 9 quilómetros.
Foi antiga freguesia de Nossa Senhora da Graça de Mosteiros, tendo sido curato anual de apresentação da mitra, no termo de Arronches e esteve anexada às freguesias de Esperança e Degolados até à data de 01 de Setembro de 1887.
Do seu património histórico edificado, há a assinalar a igreja matriz de N. Sra. da Graça, igreja da S. Bento, ermida do Monte da Venda, ruínas da villa romana do Monte da Capela, antas das Sarnadas, Fartos e Nave Fria.
A freguesia de Mosteiros, tem como base económica a agricultura, olivicultura, pecuária, exploração de cortiça, aproveitamento dos montados de azinho, produção de carvão, panificação e comércio.
É servida por uma razoável rede de vias de comunicação, tendo ligação directa a Arronches, Portalegre, e a Espanha (por a Tojera).
Da freguesia de Mosteiros fazem parte os seguintes lugares: Casa nova e Casa Nova da Sobreira, Colmeal, Barulho, Fazenda Nova, Joinal, Moeda, Nave Fria, Sobrado, Outeiro, Pomarinho, Pomar de Zuzarta, Pombal e Serrinha.

4 comentários:

  1. A do tio Barulho não do tio Armando e onde eu nasci e cresci!!! Hoje fui lá para tirar fotos mas já era de noite, mas amanha a minha mãe vai lá tirar! Eu em principio vou cria a página de Internet dos Mosteiros depois quero falar um pouco daquelas casas, pois o meu avo andou lá a escola, tem cerca de 110 anos, foram as primeiras casas nos Mosteiros. Abraço do Frederico

    ResponderEliminar
  2. Realmente Arronches e uma terra de gente boa. E mt bom esta aqui com este povo,

    ResponderEliminar
  3. Mais uma evolução para os Mosteiros, sempre a evoluir esta terra que me acolheu a cerca de 8 anos.
    espero que evolua mais no futuro....

    ResponderEliminar
  4. Joaquim Fernando Muralhas Ferreira2 de abril de 2013 às 12:13

    A minha família materna é da freguesia de Mosteiros. Sempre ouvi falar do Barulho. Outrora dizia-se: vou ao Barulho e não aos Mosteiros. Agora pergunto: quem era de facto o Sr. Barulho? Alguém me sabe esplicar?

    ResponderEliminar