sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alentejo – Comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Direcção Regional de Cultura do Alentejo assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se comemora a 18 de Abril, preparou um programa de actividades a realizar-se em vários monumentos e sítios tutelados por este organismo, de 17 a 20 de Abril, com a colaboração de várias autarquias e entidades privadas do Alentejo.

Do programa constam Workshops com a participação da comunidade escolar, inauguração de exposições e diversas visitas guiadas a Estações Arqueológicas, Conventos, Castelos ou Igrejas.

Ao que conseguimos apurar estas actividades vão decorrer nos concelhos de Alter do Chão, Castelo de Vide, Gavião, Beja, Évora, Ourique, Santiago do Cacém, Viana do Alentejo e Vidigueira.

Para mais informações, consultar horários e inscrições, poderá contactar a Direcção Regional de Cultura através de: telefone – 266 769 450 e/ou correio electrónico
info@cultura-alentejo.pt

Embora não façam parte do roteiro elaborado pela Direcção Regional de Cultura nestas comemorações de 2009, pela proximidade de Arronches e também pela sua importância histórica sugerimos neste fim-de-semana uma visita ás Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaivões em Esperança (Arronches), ou ainda ás ruínas romanas de Torre de Palma em Monforte e da Ammaia em Marvão ou ainda porque não ás Fortificações da cidade de Elvas agora candidatas a Património Mundial da UNESCO.

4 comentários:

  1. Elvas ja merecia ser Património Mundial pelo seu conjunto de fortificações que é o maior do mundo no tipo da tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, porque tem um perímetro de oito a dez quilómetros e trezentos hectares de área.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Emílio Moitas! Finalmente alguém desperta para a realidade que é o Património e da sua importância. Apesar dos responsáveis pelo Pelouro da Cultura de Arronches não se recordarem de se associarem a esta efeméride. Há alguém que se lembra em mostrar que o Concelho tem riqueza histórica.
    Seria bom que no próximo ano a CM-Arronches organizasse com antecedência actividades e visitas, e que haja divulgação das mesmas, de forma a que o nome de Arronches também conste nos programas do dia dos Monumentos e Sítios e que as pessoas tenham oportunidade de conhecer o potencial turístico e cultural desta região Alentejana, tão esquecida.....

    ResponderEliminar
  3. Em Arronches o dia dos monumentos e sítios é... todos os dias! Sempre que solicitado há um guia para acompanhar os visitantes. Falo porque já usufruí dessa benesse. Não há dias marcados para... É sempre que alguém quer. Que óptimo não é?

    ResponderEliminar
  4. É bom esse guia que há em Arronches, sempre disponivel, tambem ja usufrui dele e sei que é excelente. mas uma coisa não tem nada a ver com a outra,tambem é bom que o Municipio se associe a estas efemérides e que divulgue o potencial do seu Patrimonio... e ponha o nome de Arronches nos programas nacionais.

    ResponderEliminar