sábado, 25 de abril de 2009

Arronches - Abertura da Igreja do Espírito Santo

Integrado no programa das comemorações do 25 de Abril em Arronches abriu hoje ao público a igreja do Espírito Santo.
Depois de um longo período de trabalho de restauro e conservação efectuados nesta igreja que se encontrava bastante arruinada, os arronchenses puderam hoje constatar a excelente intervenção efectuada neste histórico edifício pela Câmara Municipal de Arronches. Na cerimónia de abertura o presidente do município Gil Romão, numa curta intervenção fez referência ao estado avançado de degradação em que este imóvel se encontrava assim como ao esforço efectuado pelo município tendo em vista a recuperação deste monumento.










Segundo relatos da época a igreja do Espírito Santo foi dos edifícios que maiores danos, sofreu com o terramoto de 1755 na vila de Arronches.







A antiguidade desta igreja é também referida pelo padre Luiz Cardoso: “ Tem esta villa dentro de si huma Igreja com a invocação do Divino Espírito Santo, obra antiquíssima, e não há memória nenhuma de sua fundação (…) He Templo de bastante grandeza , de huma só nave, e todo de abobada, com famoso pórtico de cantaria(…)…Retablo de Talha dourada e toda a Capela pintada de arquitectura de boa mão(…).

4 comentários:

  1. Agora só espero que não seja para ficar fechada a degradar-se novamente!
    Faltou publicar uma fotografia da fachada da igreja, será que ficou bonita, gostava de ver.
    Susana / C. Verde

    ResponderEliminar
  2. Uma boa recuperação, hahahhahahahahaha… só não gostei nada dos sofás que colocaram na igreja feios e algo desintegrados do espaço mau gosto na escolha do mobiliário.

    ResponderEliminar
  3. Adorei as fotos finalmente não saíram sempre os mesmos no boneco! ou foi milagre ou obra do acaso!!!
    Adorava ver os sofás, quando se pode visitar a igreja?
    Credo só espero que não seja como o Santo António, uns dias porque estão de festa na igreja, outros porque deixaram a tranca na porta ou não aparece a chave e que sabe ainda outros porque é um pouco afastada e o moço do turismo anda mal dos joanetes.

    ResponderEliminar
  4. A título de informação, a Vila de Arronches não sofreu com o Terramoto de 1755, logo a Igreja não sofreu danos, caso contrário não poderíamos admirar hoje, as pinturas do século XVI e XVII.
    Excelente recuperação do interior da Igreja, importante será que a abram aos visitantes, o Património será faz sentido existir quando usufruído por todos.
    Lamentável é que tenham pintado a fachada de branco e que tenham ocultado as cores originais do edifício (verde e bordo) em vez de o terem pintado com essas cores.
    De qualquer forma, Parabéns à Câmara e à Empresa In-Situ pela recuperação da Igreja, esperamos que esta intervenção se estenda a outras Igrejas e Ermidas abandonadas e em estado de degradação no Concelho.

    ResponderEliminar