segunda-feira, 13 de abril de 2009

Arronches – Almoço Campestre com Borrego Assado

Em Arronches, a tradição de Páscoa está muito ligada à Segunda-feira de Páscoa, na qual, de uma maneira geral, os arronchenses vão para o campo com familiares e amigos desfrutar da beleza primaveril que nos inunda de cores e cheiros, abrindo o apetite para a gastronomia tradicional neste dia o borrego e o folar são reis da mesa campestre.
Nesta segunda-feira a vila fica quase deserta com os arronchenses a rumam para a barragem do Caia, na zona do Baldio e Zambujal, onde comem o borrego e passam o dia em convívio campestre.

Depois do almoço nas margens da Barragem algumas famílias vão passear até à romaria de Nossa Senhora da Enxara, para ali assistir à missa e procissão que tem lugar nesta tarde de Segunda-feira nas proximidades de Ouguela em Campo Maior.

Ao final da tarde e após a procissão terminam as festas em honra da senhora da Enxara, com o tradicional sorteio de uma bezerra, um borrego, um Leitão e um Presunto.

A Páscoa em Arronches e outras localidades do Alentejo, com destaque para a tradição da Segunda-feira no campo, vem ganhando contornos de Romaria, com programas organizados onde o sagrado e o profano convivem, sendo momentos de devoção religiosa e de saudável convívio entre familiares e amigos.

1 comentário:

  1. tudo bem festa é festa só quem esteve menos bem foi a GNR de arronches que pelos vistos estragou a festa a alguma malta dos copos que transitava de noite pela do baldio

    ResponderEliminar