quinta-feira, 16 de abril de 2009

Arronches - Prémio de 15 mil euros de incentivo a boas práticas

Em reunião do Executivo Camarário realizada a 2 de Abril, a Câmara Municipal de Arronches aprovou a atribuição de um incentivo à instituição que, no âmbito concelhio, melhor procure a qualidade do serviço e inove boas práticas. Incentivo este constituído por um prémio anual no valor de 15 mil euros.
O documento distribuído pela autarquia refere que a qualidade de vida das pessoas idosas que habitam em estruturas residenciais "depende da articulação de um conjunto complexo de factores organizacionais e relacionais que tem como objectivo nuclear o respeito e a promoção da dignidade de cada idoso, considerado na sua individualidade como sujeito de direitos".

Desinserido do seu meio natural de vida – o familiar - o idoso necessita de "especiais empenho e competência dos responsáveis e colaboradores da estrutura residencial, remunerados ou voluntários", para que as dimensões física, psíquica, intelectual, espiritual, emocional, cultural e social da vida de cada idoso possam por ele ser desenvolvidos sem limitações dos seus direitos fundamentais à identidade e à autonomia.

"É fundamental que nesta estrutura impere uma actuação humanizada, personalizada e que tenha em conta as necessidades reais e específicas de cada situação, tendo sempre como horizonte que os residentes são o centro de toda a actuação e que o meio familiar e social de que cada um provém é parte integrante das suas vivências, devendo continuar a ser particularmente considerado, de acordo com os seus desejos e interesses. Assim o exige a perspectiva do respeito e promoção dos seus direitos humanos", refere o documento.

A Câmara Municipal de Arronches decidiu atribuir como incentivo um prémio anual de 15 mil euros à instituição que no âmbito concelhio melhor procure a qualidade do serviço e ou inove boas práticas.

A decisão caberá a um júri a constituir com a participação nomeadamente do município, da segurança social e da saúde.

Note-se que esta decisão teve em conta vários factores, nomeadamente por existirem no concelho de Arronches várias instituições que desenvolvem esse serviço em lar ou em apoio domiciliário; e pelos esforços que o município tem procurado para contribuir directa ou indirectamente na construção ou beneficiação de equipamentos que respondam às necessidades e que geram postos de trabalho. Considerou-se ainda que "devemos desenvolver para os nossos idosos respostas de qualidade só concretizáveis com a dinâmica das I.P.S.S" e que "esta aposta só é possível com o reforço de meios humanos, nomeadamente técnicos".

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. 15 mil euros não deixa de seu um bom incentivo
    Oxalá o júri seja isento, sem entrar em futurismos já estou a ver o Centro Bom Jesus da Esperança a ganhar o prémio

    ResponderEliminar
  3. Este comentário tem piada...ou talvez não...de qualquer maneira e se o júri for isento, é bem possivel que o Centro Bom Jesus da Esperança ganhe o prémio; pelo que sei é uma istituição onde se põem em prática as "boas práticas", tanto no tratamento que se dá aos utentes como aos funcionários que ali trabalham.

    ResponderEliminar