terça-feira, 21 de abril de 2009

Esperança – Revive a Tradição do Baile da Pinha

Perdido no tempo mas não na memória da população, o Baile da Pinha está de volta no próximo sábado dia 25 de Abril. A Associação Desportiva e Cultural de Esperança, com a colaboração da Junta de Freguesia e município de Arronches, leva a efeito o tradicional Baile da Pinha, que terá lugar pelas 22,00 horas no Centro Cultural de Esperança, sendo animado pelo jovem acordeonista Tiago Afonso.

Durante o evento, os amantes do pé de dança encontrarão no Bar da Associação Desportiva e Cultural de Esperança os tradicionais petiscos acompanhados de uma boa pinga.

No Baile da Pinha, segundo a tradição, participam rapazes e raparigas, A certa altura, faz-se uma roda de rapazes e raparigas para se sortear o rei e a rainha desse ano, através de umas fitas puxadas pelos pares que dançam. Uma das fitas, ao ser puxada, liberta uma que voa, (geralmente um pombo) ficando então encontrados o rei e a rainha vencedores da Pinha.

4 comentários:

  1. Fui pena mas a tradição em Arronches dos bailes nas Sociedades Recreativas acabou por se perder, resta-nos algumas iniciativas como esta da Associação Desportiva e Cultural de Esperança e outras organizadas ultimamente pelos nossos Bombeiros.

    ResponderEliminar
  2. De facto é pena que estas tradições se percam.
    Mas não basta a boa vontade dos dirigentes das Colectividades, é preciso que as pessoas adiram, porque é frustrante organizar um baile e depois aparecerem meia dúzia de pessoas...e hoje em dia contratar um acordeonista ou organista não fica nada barato...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. As tradiçães vão sendo recuperadas assim que quando se tem tudo e o vazio chega ,começa se a dar sentido aos valores com que nos identificamos

    ResponderEliminar