sábado, 4 de abril de 2009

Fronteira: Comemora 625 anos da Batalha dos Atoleiros

As comemorações dos 625 anos da Batalha dos Atoleiros, em Fronteira, decorrem este fim de semana nos dias 04, 05 e 06, ficando este ano marcadas pelo início das obras de construção de um Centro de Interpretação, num investimento de 2,4 milhões de euros.

O lançamento da primeira pedra deste equipamento, que irá surgir na avenida Heróis dos Atoleiros, situada no centro da vila de Fronteira, decorre na segunda-feira, dia em que se assinalam os 625 anos da batalha, com uma cerimónia junto ao Padrão da Batalha dos Atoleiros na Herdade dos Atoleiros.



A Batalha dos Atoleiros ocorreu a 6 de Abril de 1384, no sítio pantanoso de Atoleiros, entre Fronteira e Sousel.

Nessa batalha, Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria castelhana, apesar desta ser em maior número, utilizando pela primeira vez a táctica do quadrado.

Da parte portuguesa não se registaram mortos, nem feridos, ao contrário dos invasores que sofreram pesadas baixas, isto segundo o cronista da época…


O Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros apresenta-se como um projecto destinado a mostrar aos visitantes uma reconstituição daquela batalha histórica, através de meios multimédia.


O projecto de construção deste equipamento foi alvo de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e será co-financiado por fundos comunitários, num investimento global de 2,4 milhões de euros.

Segundo Pedro Lancha presidente da Autarquia de Fronteira «A autarquia comparticipa os custos desta obra em cerca de 45 por cento e a restante verba será atribuída através de fundos comunitários»,
«Este projecto está também inserido num programa de requalificação urbana. O equipamento vai surgir na antiga Escola Básica Integrada, que será desta forma totalmente requalificada».


Estando prevista a inauguração do futuro Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros em Abril de 2010.Durante estes dias de festa, os visitantes poderão assistir, entre outras iniciativas, a um mercado medieval e à reconstituição histórica da batalha dos Atoleiros. Este conjunto de iniciativas organizadas pela Autarquia de Fronteira, contaram ainda com o apoio da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo


Propriedade Privada...
Foi com surpresa que no final da tarde do primeiro dia de festas podemos constatar a indignação de um grupo de 14 turistas que pretendiam visitar o Padrão da Batalha dos Atoleiros e encontraram o portão da estrada de acesso ao monumento fechada a cadeado e uma placa informando tratar-se de “Propriedade Privada”, sem qualquer outra informação aos visitantes, das duas uma ou o monumento foi vendido a particulares ou o seu acesso foi vedado abusivamente, em suma uma falta respeito pelos visitantes, assim se vai promovendo o turismo no Alentejo…
No mínimo deveriam colocar no local uma placa informando de horários, dias ou mesmo de quantos em quantos anos permitem o acesso ao monumento, talvez apenas se possa visitar nos dias em que se realizem Cerimónias Militares, isto por respeito ou temor aos militares.

5 comentários:

  1. Não acredito que tenham fechado ó acesso ao Padrão da Batalha, a não ser que estejam a pensar instalar junto ao dito portão um daqueles binóculos que depois de sacar uma moedinha aos turista lá deixe ver o Padrão ao longe durante alguns minutos, julgo que o monumento está afastado cerca de um km da estrada Fronteira/Santo Amaro
    Susana Franco

    ResponderEliminar
  2. Lá diz o velho ditado:poupadores de farelo e gastadores de farinha.
    Tem dinheiro para um Centro de Interpretação e não para uma simples placa de informação...

    ResponderEliminar
  3. Uma festa bonita mas aqui em Fronteira falta ainda tanta coisa de básico e depois gasta-se tanto dinheiro mal gasto
    Ribeira Grande

    ResponderEliminar
  4. Façam como em Arronches: um pontão! Neste caso teria de ser por cima da vedação...

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente quem mandou por o cadeado foi um novo rico de Fronteira que também ja tem a mania que as herdades são privadas. No dia que for visitar o monumento levo um alicate de corte para o dito cadeado

    ResponderEliminar