domingo, 24 de maio de 2009

Arronches - A Feira da nossa Terra é a 24 de Maio

Todos os anos em Arronches, é realizada a secular Feira de Maio!

No passado foi a maior e mais aguardada feira das gentes de Arronches e das povoações envolventes, incluídas as da raia espanhola, a população começava a vibrar assim que chegava o mês de Maio e, quando começavam a chegar á vila o carrossel o circo ou mesmo a grande barraca do cinema, vinham moças bonitas da serra e também muitos ciganos, vindos de longe com os seus cavalos, mulas e burros, a feira do gado era algo especial com centenas de animais, a euforia por esses dias era tanta que não se fala de outra coisa em toda a vila!

Tipicamente Alentejana, a Feira de Maio como quase todas as feiras um pouco por todo o país perdeu a magia e a glória do passado, embora continue a movimentar centenas de pessoas não passa de mais um daqueles mercados que diariamente se celebram um pouco por tudo quanto é lugar.

Hoje na Feira de Maio já não encontramos a tenda do circo, ou mesmo aquelas barracas de tiro sempre geridas por simpáticas e coloridas jovens de lábios cor de cereja, a tourada que sempre se celebrava por ocasião da feira de Maio, não acontece mais, como memória do passado apenas essas bancadas de venda de chocalhos e outros utensílios agrícolas que teimosamente se resistem a desaparecer.


Apesar de todas as condições facultadas pela Câmara Municipal quanto a infrasturturas de apoio à actividade da feira, a mesma apenas tem a duração de algumas horas. Foi com agrado que verificamos que esta edição de 2009 foi bastante participada por feirantes e público, talvez mais um sinal da crise em que navegamos actualmente, na feira é sempre possível comprar mais barato.
Deixamos algumas imagens da nossa Feira de Maio de 2009, para mais tarde recordar…

E esperamos que em 2010 a feira seja tão boa ou se possível melhor que a de 2009, e já agora que essa coisa de crise também já seja memória d e um passado menos bom …

6 comentários:

  1. Saudades de 2005, quando participei da Festa da Cidade.Saudade de 2007, especialmente da deliciosa comida de Arronches.
    Beijos a todos, especialmente a vc Emílio e a minha querida Emília Costa
    Verei vocês em breve!
    Bernadete (Portalegre/Natal- Brasil)

    ResponderEliminar
  2. Parece que este ano estava com muitos vendedores e muita gente! Será que, de uma maneira diferente, a feira de Maio está a readquirir a importância perdida/devida?
    Fátima Velez de Castro

    ResponderEliminar
  3. Ao ver tais imagens...lembrei-me da mula e da carroça do Vicente...e das carroças do Sr. Joaquim Marmanjo...e das cassetes que se faziam ouvir na feira...do cheiro dos frangos a assar com o pó tipico de feira que, talvez por isso sabiam maravilhosamente...e o circo...bem...tantas recordações de Arronches e da feira de Maio...(já não sou do tempo da feira no Rossio)

    ResponderEliminar
  4. Ao ver essa fotografia dessa carroça para venda na feira de Maio lembrei-me que seria boa ideia a câmara comprar a carroça e o animal para o projectado museu agrícola, quem sabe até passeios de carroça poderiam oferecer aos visitantes

    ResponderEliminar
  5. Apoiado na compra da carroça, agora em relação ao burro não é necessário já por lá existem em número suficiente*

    ResponderEliminar
  6. Aposto que já há filas, de burros, quero dizer. O da frente, o 1º, é com certeza o anónimo anterior; A família naturalmente tem mais facilidade em identificar-se e reconhecer-se!

    ResponderEliminar