domingo, 3 de maio de 2009

Mosteiros – Com a Maratona Portalegre BTT SportZone 2009

Mais de 3000 ciclistas percorreram mo passado sábado, dia 03 de Maio os montes e vales da Serra de S. Mamede, numa prova de BTT, que decorreu na zona de Portalegre, já considerada pelos promotores como das maiores realizadas em Portugal.

O percurso da Maratona que decorrer em boa parte na área abrangida pelo Parque Natural da Serra se S. Mamede, passou junto da igreja de S. Bento em Mosteiros, local onde se juntaram muitos arronchenses que não quiseram perder o espectáculo e ao mesmo tempo apoiar os cerca de 3300 atletas.

Refira-se ainda que nesta maratona os atletas desafiaram as suas capacidades físicas na tentativa de pelo menos completarem a prova, na qual estavam também inscritos mais de 200 de participantes da região de Portalegre, incluídas a participação da Secção de Btt do Clube Columbófilo Arronchense, que esteve presente com 5 atletas, assim como do jovem Mosteirense Jorge Palma.

Os participantes desta mega maratona competiram em duas provas distintas, mas com um denominador comum: as dificuldades que os solos arenosos do alto Alentejo apresentam.

A primeira prova, com 102 quilómetros de extensão, proporcionou aos participantes "uma aventura com vários atractivos", mas caracteriza-se como a mais "dura".

A segunda permitiu entre outros "encantos" junto da natureza e das paisagens do norte alentejano, ao longo de 57 quilómetros de extensão.

Numa organização do "Ases do Pedal" esta prova recebeu participantes oriundos de vários pontos do país, mas também de Espanha, França, Holanda, Alemanha, Suíça e Inglaterra.
Para se ter uma ideia da dimensão deste evento basta referir que a organização da prova esperava vir a fornecer aos participantes da mesma, 12 mil garrafas de água, cinco mil sandes, 20 mil bolos e 12.500 quilos de maçãs e laranjas.

Os "Ases do Pedal" contaram ainda no terreno com 300 elementos para a coordenação da prova, além do auxílio de mais de 50 agentes da autoridade, 32 ambulâncias e um helicóptero.
Em Mosteiros, Arronches em Notícias pode constar o importante contributo dos Bombeiros Voluntários de Arronches na orientação do trânsito e apoio aos atletas.

A prova de BTT terminou com 14 participantes feridos. A informação foi divulgada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.
A mesma fonte esclareceu ainda que as quedas dos atletas foram acontecendo ao longo da prova. Dos oito feridos que foram transportados para o Hospital Distrital de Portalegre apenas um inspirava maiores cuidados.

Para consulta de classificações e outras informações poderá aceder ao site “Ases do Pedal”, em
http://www.asespedal.net

3 comentários:

  1. Um espectáculo... viva ao BTT!
    Só para informar que a prova decorreu pelas bonitas paisagens da Fr. de Alegrete passando junto a Mosteiros mas sem entrar no concelho de Arronches.

    ResponderEliminar
  2. Que pena não ter entrado no concelho de Arronches,porque tem otimas paisagens, e os partecipantes teriam adorado, mas enfim fica para a próxima?

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez, a Secção de Btt do Clube Columbófilo Arronchense, esteve presente com 5 atletas na prestigiada maratona e finalizaram sem problemas de maior a mesma.

    ResponderEliminar