terça-feira, 9 de junho de 2009

Atalaia do Baldio de Arronches - Sempre Vigilante Aguarda Recuperação

A velha atalaia do Baldio de Arronches, situada junto a este monte, continua a dominar a paisagem envolvente pela sua grandiosidade.
Visível da Estrada Nacional 246, (Arronches/Elvas), esta velha torre de forma quadrangular, que outrora serviu de vigia á fortaleza de Arronches, encontra-se hoje num avançado estado de ruína, tendo nos últimos anos vindo a agravar-se o seu estado de conservação.

Bastante visitada por turistas espanhóis e caminhantes do Circuito das Garças, esta atalaia representa um perigo invisível para todos aqueles que se aventuram no seu interior, devido á possível queda de pedras ou blocos de granito.
Este monumento militar foi em tempos visitado pelos Amigos dos Castelos, que na altura referiram a intenção de sensibilizarem as autoridades locais para a importância da conservação deste importante testemunho da nossa história militar, mas passados mais de uma dezena de anos, nunca o monumento foi alvo de qualquer intervenção.

Das sete atalaias que no passado facultaram segurança á fortaleza de Arronches, sempre ameaçada por Castela, apenas restam duas resistentes, as atalaias do Baldio e das Carninhas, esta última felizmente recuperada recentemente, com o apoio do Programa Iniciativa Comunitária Leder +. Quanto as restantes cinco, que se situavam na serra dos Louções, Água de Raiz, Outeiro Branco, S. Bartolomeu e Torre das Areias, já todas foram ruindo, restando das mesmas insignificantes vestígios.
Espera-se que a atalaia do Baldio de Arronches, não seja condenada á mesma sorte, o seu contributo na defesa de Arronches e a sua importância histórica, merecem uma intervenção urgente.

Integrada no percurso das Garças, ou qualquer outro Percurso Pedestre a mesma é uma mais valia para o desenvolvimento das potencialidades da actividade turística em Arronches, importante será também manter acessíveis os antigos caminhos públicos que permitiam o acesso a este monumento e a outros locais de interesse histórico ou paisagístico, invertendo a tendência que abusivamente os vem destruindo ou fechando a cadeado, impossibilitando assim a sua utilização por parte da população.

4 comentários:

  1. چقدر خوبه که دنیا رو میگردید .. بهترین تفریح جهانگردی هستش ... ممنون برای عکسه

    ResponderEliminar
  2. ذكريات من الماضي

    ResponderEliminar
  3. Para estar inacessível como a das Carninhas, mais vale estar assim, pois ao menos pode-mos disfrutar dela e ao mesmo tempo praticar desportos radicais.
    Se houvesse visão, era com estas pequenas-grandes coisas que se atraía o turismo e não com infra-estruturas para inglês ver.

    ResponderEliminar
  4. Claro... disfrutar do quê? das ruinas que dali advirão se a não restaurarem brevemente.
    Tudo faz falta numa comunidade, as infraestroturas servem as pessoas que residem nas localidades e sem elas as terras definham, o Património é a nossa herança histórica que devemos cuidar, tanto para nosso usufruto como para deixar às gerações vindouras e aproveitar para promover a Terra.
    Em relação a este monumento é o 2º das 7 que existiam de origem e faz parte do Património Militar do Concelho, pareceme que com boa vontade e alguma intervenção de MECENAS, porque não? a Atalaia pode ser facilmente recuperada e isso não impede, que deixe de haver acesso ao local, antes pelo contrario, passara a constar nos roteirso turisticos e não a ser escondida, como acontece com todo o Património que está em ruinas.
    Então meus Senhores vamos lá despertar para a realidade e meter mãos à obra, procurem incentivos para recuperar a Nossa Atalaia, que o Sr. Emilio Moitas teve a coragem de aqui nos mostrar.

    ResponderEliminar