sábado, 13 de junho de 2009

Portalegre – Festeja Santos Populares

Na cidade de Portalegre Junho é o mês dos santos populares, Santo António a 13, São João a 24 e São Pedro a 29.
Sardinha assada, bailes pelas ruas, manjericos e versos populares: assim é a tradição portuguesa no mês de Junho, na cidade de Portalegre a Associação Comercial de Portalegre em colaboração com a Câmara Municipal de Portalegre vão também festejar durante o mês de Junho, os “Santos Populares”.

Esta tradição de festejar os Santos Populares nos últimos anos esteve um pouco esquecida em Portalegre mas finalmente está de volta e durante, estes dias muitas ruas e largos do concelho de Portalegre estarão enfeitadas com manjericos, flores de papel, balões e bandeirolas, com altares, cascatas e mastros. A sardinha assada e bailaricos vão animar a festa. São cerca de 40 arraiais que prometem animar as noites um pouco por todo o Concelho de Portalegre durante os Santos Populares.

Este ano a Associação Comercial e os lojistas da rua Comercio juntam-se a esta iniciativa enfeitando a rua do Comercio e organizando arraiais onde não faltara a sardinha assada, música popular nos Largos Frederico Laranjo e José Duro.
Ainda durante este mês em colaboração com a Biblioteca Municipal decorrerá também um concurso de fotografia denominado, “Arraial Fotográfico 2008”, para que fiquem registados os melhores momentos destas festas.

Os participantes deste concurso poderão optar pela fotografia ou ainda pela quadra popular alusiva aos Santos Populares.
Os regulamentos destes concursos encontram-se disponíveis no Posto de Turismo de Portalegre ou ainda em
www.cm-portalegre.pt

1 comentário:

  1. Estou encantada pela beleza dessa festa, parabenizo todos pelo trabalho.
    Joracy Miranda
    Manaus - Brasil

    ResponderEliminar