quinta-feira, 30 de julho de 2009

Anilhagem de Tagazes na Albufeira do Caia

Realizaram-se nos passados dias 14 e 27 de Junho e 4 de Julho 2009, três sessões de anilhagem de juvenis de Tagaz (Sterna nilotica) na Albufeira do Caia. As sessões estiveram a cargo de diversos anilhadores, sob a responsabilidade de Carlos Pacheco, e contaram com a participação de Juan Gomez Navedo, da Universidade da Extremadura (Espanha). A operação foi coordenada pela SPEA e contou com a participação das brigadas de Elvas e Nisa do SEPNA, tendo sido prestado apoio logístico pela associação GEDA, de Campo Maior. O Trabalho foi efectuado com o apoio de voluntários oriundos de vários pontos do país.

Anilharam-se um total de 431 juvenis, incluindo 278 com anilhas de PVC legíveis à distância, tendo sido recapturadas 174 aves. Entretanto e apesar de que este ano as aves abandonaram a zona mais cedo do que o esperado, ainda foi possível ler as anilhas de 76 juvenis, tanto em diversos locais da albufeira, como em charcas da zona envolvente.


Como nota positiva registou-se que esta colónia tinha 600-700 casais e é a maior alguma vez registada em Portugal. Em sentido contrário e à semelhança de anos anteriores, continuou a registar-se a destruição de ninhos de diversas espécies devido ao pastoreio ilegal no leito da albufeira do Caia, algumas bastante ameaçadas.


DESCRIÇÃO DA IBA:

O sítio inclui a albufeira do Caia, um pequeno troço do rio Caia a jusante da barragem e a área envolvente limitada pelas estradas pavimentadas mais próximas. A albufeira do Caia é uma das maiores do Alentejo, com 1.970 ha de área inundada no nível de pleno armazenamento. As margens são pouco declivosas e geralmente apresentam pouca vegetação ripícola. Existem inúmeras ilhas, de dimensão variável e em diversos níveis de armazenamento. Enquadra-se numa paisagem onde predominam o montado de azinho, os campos cerealíferos e as pastagens, existindo também alguns olivais, culturas de regadio, pequenas áreas de mato e vegetação ripícola. Os afloramentos rochosos, principalmente de granito, são característicos de grande parte da zona.



Protecção legal

Nacional: SIC proposta Caia (PTCON0030; Resolução do Conselho de Ministros nº 142/97 de 28 de Agosto; 31.115 ha, inclui parte da IBA); SIC proposta São Mamede (PTCON0007; Resolução do Conselho de Ministros nº 142/97 de 28 de Agosto; 116.114 ha, inclui parte da IBA); Plano de Ordenamento da Albufeira do Caia (Despacho conjunto dos Ministérios do Planeamento e da Administração do Território e do Ambiente e Recursos Naturais, publicado no Diário da República nº 162/93, II Série, de 13/7).
Internacional: candidaturas SIC Caia e SIC São Mamede.

Fonte:
http://www.spea.pt/
Fotos: vigilante da IBA

1 comentário:

  1. Un buen trabajo en Caia Portugal con (Sterna nilotica), amigos portugueses.

    Desde hace varias décadas el anillamiento de aves ha sido una herramienta importante en la investigación científica, como forma de estudiar las migraciones y movimientos poblacionales de estos animales. Esta técnica consiste básicamente en colocar anillos en las patas de las aves, para poder identificarlas luego. Simultaneamente se toman datos biométricos (medidas del cuerpo) de éstas y sobre el lugar y fecha de anillado.

    El anillamiento proporciona datos vitales para la investigación científica de poblaciones de aves ayudando a su conservación y manejo. Especialmente ha sido útil en las especies migratorias utilizándose para obtener información de rutas de migración (distancias y estimación de tiempos de vuelo), sitios de invernada, reproducción y parada.

    Tambíen es útil para el reconocimiento individual, llegándose así a conocer el tiempo de vida del individuo, etapas del ciclo de muda o dispersión dentro de una población.

    ACECMA - Asturias

    ResponderEliminar