quarta-feira, 29 de julho de 2009

Jornal Notícias de Arronches – Destaques da edição de Julho 2009

O jornal Notícias de Arronches tem como tem como destaques na sua edição nº 79, de Julho de 2009 as seguintes notícias:

Milhares de visitantes na XVII Feira de Artesanato e Gastronomia de Arronches (Pág. 10), Arqueólogos da Universidade de Évora identificam nova gruta com arte rupestre em Arronches (Pág. 12), Freguesia dos Mosteiros já tem Caixa Multibanco (Pág. 7), Profissão: político (Pág. 7), Centro Republicano Arronchense recebe cerca de 70 000 euros do estado (P.E.U.U.C.) para obras na nova sede social (Pág. 5), “Guerra” de competências entre o Comandante do Posto da GNR e a Câmara Municipal de Arronches, leva à substituição do comandante,fruto da sua actuação pouco sensível e por vezes “autoritária”, levantando problemas à Câmara e munícipes (Pág.6).

Podem ainda ser lidos nesta edição os artigos Viagem ao Socratistão, um artigo humorístico da revista Visão dedicado aos Mosteiros (pág. 3), Festival Internacional de Folclore com Grupos da Letónia e Eslováquia (Pág. 12), Lançamento da 1ª pedra da obra de ampliação do Lar Residencial de Santo António (Pág. 14), O Crime de Arronches em Banda Desenhada (Pág 15), Inaugurada a sede da Confraria Gastronómica do Norte Alentejano (Pág. 15), Protocolo entre o Município de Arronches e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Assunção (Pág. 15).

Caso não consiga encontrar um exemplar do jornal nos locais onde é distribuído gratuitamente, poderá optar solicitar um exemplar ou ainda em fazer uma assinatura por 12 números e por apenas 9,00 euros receber comodamente o jornal em casa.
Pedidos a Apartado 17 - 7340 Arronches

23 comentários:

  1. Ao ler a Visão corei de vergonha, será que estes tipos não têm noção do ridículo, como mosteirense embora residente em Lisboa há muitos anos, é com tristeza que verifico o estado de atraso e intoxicação dessa minha pobre gente trabalhadora e analfabeta sempre manipulada por meia dúzia de iletrados.
    Quando a o Jornal Nacional regressar de férias vou sugerir á Manuela Moura Guedes para fazer uma reportagem nos Mosteiros, depois talvez algumas pessoas fiquem com mais vontade de desligar a TVI.

    Daniela /Lisboa

    ResponderEliminar
  2. Bem se diz que até morrer se está a aprender. Então não é que eu pensava que o Centro Republicano estava fechado, sem actividades, sem direcção eleita em conformidade com os estatutos, há vários anos e agora não é que constato no Jornal Noticias de Arronches que se está a construir uma sede para Centro Republicano. Esta apanhou-me mesmo desprevenido. É verdade que só vou a Arronches 4 ou 5 vezes por ano, mas há muitos anos que a sede do CRA está fechada e a mim, como sócio, não me têm cobrado quotas. Ou será que estão a gastar o dinheiro dos contribuintes para construir uma sede para uma Associação que não existe!

    ResponderEliminar
  3. Sim senhor., a fotografia da capa ilustra a maior parte do resto das noticias do jornal e que ilustra bem comos os nossos governantea estão bem agarrados ao poder, deles os três venha o diabo e escolha, o Calha à 35 anos, o Ceia da Silva entre o turismo e a assembleia da republica deve levar 20 anos e o nosso presidente talvez o mesmo mais ou menos, se fosse como antigamente e não tivessem estas exorbitancias de ordenados não se candidatavam nem a primeira vez, digo ordenados e o resto que dai advem, e agora ainda falam em renovações com pessoal novo se eles vão lá outra vez, fónix...

    ResponderEliminar
  4. Uma pergunta ao nosso presidente.
    O ano passado tinha um gaiato pequeno no infantário do CBES de Arronches, e a Camara mandou colocar barreiras para os carros não passarem lá para baixo, após o protesto dos pais lá retiraram as ditas mas puseram um cartaz a dizer que não se responsabilizavam com qualquer acidente que houvesse, reparei há já algum tempo que o referido cartaz foi retirado, porquê? O movimento de carros agora é muito maior desde que mudaram para ai a Camara ou é porque há ai outros interesses? Isto parece-me um acto de hipocrisia de todo o tamanho e deve ter a ver com a actual direção do CBESA.

    ResponderEliminar
  5. Gostei da Crónica de um mano a mano, está tudo explicado....Bem dizem os espanhóis que a partir da segunda reeleição é só coçar para dentro e tudo mais, este deve ser o único concelho que ainda não mudou de côr politica desde o 25 de abril, ao menos mudem as pessoas, mas todas pois, já vão parecendo o VELHO DO RESTELO e deixem de andar a meter medo às pessoas com os empregos.

    ResponderEliminar
  6. Senhora daniela acho que nos mosteiros nao existe "intoxicação dessa minha pobre gente trabalhadora e analfabeta sempre manipulada por meia dúzia de iletrados ".Mesmo por morar em Lisboa é que pensa uma coisa destas...se em Portugal houver uma aldeia tao desenvolvida como Mosteiros depois diga-me...desemprego nao existe, pobreza tambem nao existe e muito desenvolvida em infra-estruturas e a populaçao é toda muita unida...por isso minha senhora antes de falar dos Mosteiros faça-lhe uma visita para puder ver com os seus olhos...
    piteu

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida o melhor do jornal é a Crónica de um mano a mano, realmente está tudo explicado qualquer semelhança desta democracia que se perpétua no poder com os métodos do professor Oliveira Salazar é pura ficção.

    ResponderEliminar
  8. Sem animo de polémica apenas quero deixa uma pequena explicação, ainda recentemente na visita que fiz aos meus familiares residentes em Mosteiros pude verificar o estado de manipulação existente com os idosos, do tipo se fulano não voltar a ficar na junta acaba isto fecha aquilo, não será isto intoxicação.
    Em relação a não existir desemprego na freguesia, claro a população ou está aposentada ou vive de trabalhos precários à conta de subsídios de desemprego.
    Agora quando queiram aparecer nas revistas como o fizeram na Visão, tenham um pouco de respeito por todos mosteirenses em especial pelos que vivemos fora, e não se prestem a palhaçadas ridículas como essa, será que ainda não enxergaram que para além de terem dado uma má imagem da terra ainda foram gozados na Visão.
    Consta-se que a revista esgotou em Arronches e Portalegre à conta do vosso triste teatrinho.

    ResponderEliminar
  9. Resposta ao comentário daniela/Lisboa.
    Essa minha gente: esta não é a tua gente, se gostasses assim tanto dos Mosteiros tinhas ficado cá. E agora vens fazer comentários do q nao sabes»?????????????

    ResponderEliminar
  10. Ao anónimo das 11:10:
    Posso depreender das tuas palavras que quem não mora nos Mosteiros é porque não gosta da terra. Ora então diz-me lá, em 2008 havia 1.049.500 portugueses que imigraram para outros países...portanto há mais de 1 milhão de portugueses que não gostam de portugal, nem das suas terras natais!!! Espantoso não é? Eu gostava de saber como consegues manter numa terra tão pequena como os Mosteiros as pessoas que não conseguem encontrar emprego no concelho ou limítrofres! Desculpa lá, mas a tua argumentação é tão absurda e ofensiva da dignidade daqueles que, para sustentar a sua vida e a dos seus familiares, têm que ir para outras paragens, que eu não me aguentei sem intervir. Repeito pelas opiniões dos outros. A razão não está sempre do nosso lado e quando queremos contra-argumentar é bom que o saibamos fazer com elevação e já agora com um bocadinho de humildade.

    ResponderEliminar
  11. Sócas era para ter vindo hoje almoçar aos Mosteiros com o presidente da junta de uma das 4 ou 5 freguesias mais socialistas do País, mas à última da hora desmarcou tudo. Coitado do homem que já tinha tudo organizado, a casa num brinquinho, a ementa escolhida e as compras feitas. Será que a desmarcação se deveu a alguma interferência da 1ª dama de Arronches? Parece que a dita andava furibunda por o Sócas ir visitar e comer a casa de um "simples" (sem ofensa, claro) presidente da junta e não se dignar fazê-lo no grandioso palacete da família Romão, nem tão pouco lhes ter passado charuto...

    ResponderEliminar
  12. Enganaste talvez goste mais dos Mosteiros do que tu, só não fiquei por ai porque encontrei trabalho e marido na zona de Lisboa.
    Agora existe alguma diferença na minha forma de demonstrar que gosto dos Mosteiros, não faço por exemplo as palhaçadas que vocês vão fazer para a revista Visão e outras do género.
    Deveriam ter um pouco de humildade e começar por reparar as ruas da freguesia que ainda aos 15 dias a traz altura das festas, estavam todas esburacadas, uma vergonha, depois constroem mais açudes na ribeira aromatizados com cheiro a esgoto.
    Não foi estes Mosteiros que conheci em tempos administrados pelo Sr. Palma talvez com menos recursos financeiros mas com menos obras de fachada que de pouco ou nada servem a população.

    ResponderEliminar
  13. "açudes na ribeira aromatizados com cheiro a esgoto" uma boa definição para o tipo de política que se pratica neste pequeno burgo. Muito bem pensado!

    ResponderEliminar
  14. pois a ribeira ão deve cheirar mais mal que a boca do anonimo que fez o comentário anterior.

    ResponderEliminar
  15. É para pasmar a guerra de competências entre o Comandante do posto da GNR e a CMA pelo que se pode depreender a CMA controla tudo e todos interferindo inclusive com o trabalho das autoridades.
    Talvez aqui esteja a fonte que dá origem a actos de vandalismo, bares que não cumprem horários e estão abertos até ás 6 da manhã, gritaria provocada por grupos de jovens pelas ruas e praças até ao raiar do dia num total desrespeito pelo descanso daqueles que trabalham, carros e motos conduzidos por gente ébria que fazem piões e buzinam a qualquer hora da noite
    Perguntasse o que faz a GNR em Arronches? Resposta: com exemplos destes deixa-se ficar sossegada recebendo o salário no final do mês, e desta forma não levanta problemas á CMA e uns quantos munícipes que não tem respeito pelas autoridades e pela maioria da população.
    Será que em Arronches se desconhece a existência da "Lei do Ruído" (Decreto-Lei n.º 292/2000, de 14 de Novembro, que entrou em vigor em Fevereiro de 2001)

    ResponderEliminar
  16. Pelos vistos não é só éssa lei que se desconhece em Arronches...
    Então e aquela lei que define o horário de funcionamento dos estabelecimentos?
    Mas como dizia um presidente do Sporting Clube de Portugal é o sistema a funcionar na sua plenitude...

    ResponderEliminar
  17. Esta GNR já não é a mesma do meu tempo. Os comandos é que não são o que deviam ser. Mais vale criar policias municipais já que são os presidentes de Câmara que nomeiam e exoneram os Comandantes dos Postos por estes tentarem fazer cumprir a lei.

    ResponderEliminar
  18. Os comandos da GNR em vez de andarem a mando do Presidente da Câmara e demitirem o Comandante de Posto por este andar a fazer cumprir a lei, deviam era apoiar este e em particular na fiscalização das esplanadas que parece ser um dos pontos de discórdia, tem toda a razão porque estas não tem qualqer segurança. Veja-se as das pastelarias da Sandra e Lua de Mel que é ver as pessoas sentadas na via pública e crianças a correr de um lado para o outro, obrigando os automobilistas a parar para evitar o pior que mais tarde ou mais cedo acontecerá e depois é que é fugir com o rabo à seringa para se furtarem das responsabilidaes aqueles que lhe devem ser atribuidas. (Quem as autoriza quem não fiscaliza?)

    ResponderEliminar
  19. Esta do sargento se ir embora faz-me recordar um caso que se passou à uns anos em que o nosso presidente parou numa zona proibida e a patrulha de serviço, que por acaso era nova cá em Arronches, meteu o respectivo papel da multa no veiculo, entretanto vem o presidente identifica-se e tenta resolver a questão, não sei se com susesso, penso que não, e o guarda em questão só lhe respondeu que se não queria ser multado que mudasse os sinais pois foi ele que lá os meteu e antes dele já la tinha sido muita gente multada, penso que foi em frente aos Correios ou em frente ao café do Armando.

    ResponderEliminar
  20. Saiu uma lei nova em que os dirigentes, nomeadamente aqueles que andaram a avaliar os trabalhadores, e não só, também vão ser avaliados, eu pergunto por quem? Será que é pelos trabalhadores que por eles foram avaliados? Não creio, lá devem arranjar maneira para que de forma a terem boa nota, são avaliados por algum padrinho ou afilhado, é tudo boa gente! Lá diz o ditado "Quem não se sente não é filho de boa gente".

    ResponderEliminar
  21. Relativamente à notícia que saiu na primeira página do jornal noticias de Arronches onde se pode ler "Guerra de competências entre o Presidente da Câmara e o Cmandante de Posto da GNR" leva à substituição do Comandante e também o que na página 5 o Sr.Presidente da Câmara diz leva-me a pensar que existe nesta Câmara pessoas ignorantes no que diz respeito às leis dos estabelecimento e esplanadas. Ora bem quem está por fora e não sabe das leis uma grande parte são pessoas com uma idade avançada não consegue perceber algumas manobras politicas de baixo nivel que foi o que o Sr. Presidente quis fazer. Quero apenas dizer que se o Sr. Presidente e mais alguns comparsas do seu grupo querem tapar os olhos a alguns não pensem que tapam a todos, só aos menos cultos felizmente. O Ex Comandante do Posto, deveria era ter cumprido a lei a rigor e ter autuado como o deveria ter feito se calhar não haveria tantas fugas...

    ResponderEliminar
  22. Esta situação a que foi exposto o Ex.ºSr.º Comandante da GNR, é de facto sensurável, tanto da parte do Sr.º Presidente, como de alguns grandes (senhores oficiais) da GNR, que não distinguem a profissão dos "conhecimentos" da vida particular, e quem fica a perder é o Zé Povinho, passando a explicar que só porque o Sr.º Presidente não entende as competências da GNR, nomeadamente as de Comandnte de Posto, e não gostar do perfil desse mesmo Comandante, não pode, só porque tem influências a nivel de amizade com alguns "grandes", dar resultado ao que foi relatado nesta imprensa jornalistica. Mais ainda os Sr.s "grandes" deveriam e têm a obrigação de ter defendido a dignidade do Ex. Sr. Comandante de Posto, porque o que a entidade fez foi só o que lhe é exigido "trabalhar" que é para isso que todos nós pagamos os nossos impostos.Para finalizar só há uma maneira de impedir estes pequenos poderes quintas na politica, que é-O VOTO, e de parte dos "grandes" da GNR não se preocuparem com números, mas com a dignidade das pessoas que comandam, nomeadamente defendê-las quando têm razão.

    ResponderEliminar
  23. Por situações reais como esta que se passou com o poder politico e o ex. Comandante do Posto de Arronches, é que me envergonho de ser de Arronches e de ser português, porque não dão razão nem ouvidos ao povo, pois o mesmo está do lado do sr. Comandante de Posto, e não, do poder desta nossa pequena quinta politica.

    ResponderEliminar