sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Diocese de Portalegre e Castelo Branco está a fazer o inventário do património religioso das suas paróquias

Segundo notícia avançada pela RP a Diocese de Portalegre e Castelo Branco está a fazer o inventário do património religioso das suas paróquias.

Uma das primeiras acções passou pela nomeação da comissão diocesana para o património e bens culturais, promovida pelo actual bispo.
D. Antonino Dias diz, em declarações à RP, que esta medida permitirá mais facilmente reconhecer e recuperar peças roubadas.

A comissão criada pela diocese congrega diversos especialistas, como arquitectos ou historiadores, que ajudam a identificar e preservar o património religioso, que em muitos casos é o único nas localidades.

Fechar os templos ou recolher as imagens tem sido a solução em algumas paróquias, o bispo de Portalegre e Castelo Branco considera este um mal necessário e que já vai contando com a tolerância do povo, que nem sempre reage bem ao fechar a sete chaves.

In: Rádio Portalegre
http://www.radioportalegre.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1891&Itemid=54

Em Arronches poucos anos após a revolução de 25 de Abril de 1974, o património religioso um pouco por todo o concelho esteve a saque, ele foi a antiga imagem do Rei Santo que desapareceu da sua ermida, os assaltos à igreja de Nª. do Carmo e Nª. Senhora da Graça de Mosteiros, esta ultima assaltada por diversas vezes.

Em parte este património desaparecido, por estar em mau estado de conservação e fora de serviço era guardado em anexos das igrejas, negligenciado por párocos e autoridades locais que não souberam acautelar atempadamente este património abandonado.
Como exemplo do atrás exposto deixamos esta imagem de património roubado da casa onde funcionou a antiga junta de freguesia de Mosteiros, junto da igreja de Nª. Sr.ª da Graça.

2 comentários:

  1. A Diocese de Beja faz anos que trabalha neste projecto com sucesso reconhecido por todos.
    Como sempre cá por Portalegre quando os outros se deitam a dormir acordamos nós!

    ResponderEliminar
  2. Em resposta ao anonimo anterior: mais vale tarde que nunca, é com mentalidades destas que não se avança.
    Parabéns à Diocese de Portalegre pela iniciativa e façam um bom trabalho, que o nosso Património Religioso, bem está necessitado.

    ResponderEliminar