sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Arronches a Praça da República em 1951

A Praça da República em 1951, partilhamos hoje neste espaço esta velha foto da nossa praça, ainda com jovens laranjeiras...
Arronches um pouco da sua história recente...

Arronches viria a ser um local de fortes tradições democráticas, um "baluarte glorioso e formidável do republicanismo alentejano", como diria Teófilo Júnior, notável professor aqui nascido. Um dos acontecimentos marcantes na vida política de Arronches, seria o grande comício organizado pelo Partido Republicano, a 7 de Agosto de 1910, com a presença de Bernardino Machado e que reuniu 4000 pessoas.
Quando a República foi proclamada, Teófilo Júnior, jovem republicano arronchense, juntamente com outro estudante, Barradas Tenório, proclamam o novo regime de uma das janelas dos Paços do Concelho, onde foi içada a primeira bandeira da República. Da 1ª República aos dias de hoje, os anos que passaram, foram marcados pelos grandes acontecimentos nacionais ou internacionais, vividos em todo o país.
A primeira e segundas guerras mundiais, a guerra civil espanhola e a guerra em África também marcaram as nossas gentes... Tratando-se de uma vila raiana, a guerra civil espanhola foi palco para actividades de contrabando ( café, açúcar, cereais, ovos ...).
O contrabando de amores acabou por unir dois povos que esvaneceram rivalidades ao longo da fronteira. Apesar destas vicissitudes, Arronches viveu tempos áureos no que concerne ao comércio e indústria, nomeadamente no período pós-guerra (década de 50).
As minas de cobre, cujos veios teimam em sangrar nos nossos dias, foram semente de desenvolvimento, que marcaram uma época. As moagens, os ferreiros, os oleiros e fábricas de tijolo e telha deram nome a famílias como Morais, Marouços, Bigares... Esta prosperidade foi efémera.

3 comentários:

  1. É interessante constatar (se a vista não me falha) que as casas da fotografia estão praticamente similares nos dias de hoje (pelo menos a fachada). Este assunto que abordou é muito pertinente, especialmente porque no próximo ano se vai comemorar o centenário da implantação da República em Portugal. Espero por isso que possa partilhar mais saberes com todos nós, referentes à temática da queda da Monarquia/implantação da República em Arronches.

    E já agora achei a fotografia do perfil muito engraçada, veio mesmo a calhar com este post, uma vez que de certa forma também retrata o passado desta região.

    Fátima Velez de Castro

    ResponderEliminar
  2. Cara Fátima
    Tem razão. As únicas diferenças são o prédio do Sr Aranhol, o tamanho das laranjeiras e a quantidade de carros.
    J.C.

    ResponderEliminar
  3. Não posso deixar passar esta oportunidade, para felicitar e dar os parabenês, a todos os arronchonences pela sua magnifica vila, muito bonita, muito limpa, muito pacata, gente muito afavel onde uma pessoa se sente realmente bem, conheci arronches somente por um dia, mas logo fiquei apaixonado por essa vila alentejana, vila que para sempre ficara gravada no meu coração, muitas felicidades para todos.

    ResponderEliminar