terça-feira, 15 de setembro de 2009

Arronches - REFER Melhorou Apeadeiro

Foi com satisfação que verificamos as melhorias efectuadas no Apeadeiro de Arronches, recentemente executadas pela REFER, com a demolição das fantasmagóricas ruínas existentes no local e pintura do abrigo de passageiros.

O Percurso (Linha do Leste)

Segue-se a estação de Portalegre. A cidade está a uma dezena de quilómetros mas vislumbra-se no horizonte. Terra de bom vinho possui um belo centro histórico, povoado de ruas e ruelas, vários palácios e conventos. Destacam-se, contudo, a Sé Catedral (séc. XVI) e o castelo medieval. Mais uns quilómetros e surge a estação de Assumar e logo de seguida o apeadeiro de Arronches. A vila dista quatro quilómetros e Monforte está a dez. Terras singelas mas onde a harmonia do Alentejo está presente. Mais à frente a estação de Santa Eulália e o apeadeiro de Santa Eulália, este em pleno centro da povoação. Segue-se a última estação da linha - bonita, com muitos e belos painéis de azulejos: Elvas, na periferia da cidade. A situação geoestratégica junto à fronteira, tornou-a numa praça-forte muito importante para a defesa do país e dotou-a dum património riquíssimo: castelo medieval, forte da Graça, forte de Santa Luzia e muralhas setecentistas.


Fonte: http://www.gafna.net/linha_percurso.htm

4 comentários:

  1. Na primeira vez que visitei Arronches e quis fazer uma surpresa a uns amigos acabei por apanhar um susto ao descer do comboio num local ermo e escuro, valeu-me uma boleia de um carro vido de Monforte que me levou, caso contrário lá teria que caminhar os tais quatro quilómetros no escuro, nesse tempo ainda não havia telemóveis e o apeadeiro já estava abandonado.
    Quis fazer surpresa mas o surpreendido acabei por ser eu, jamais esqueci esta aventura e a gentileza do casal de Monforte.

    ResponderEliminar
  2. Pois, realmente, descer do comboio num sítio sem nada a volta, é um bocadinho assustador oo'

    ResponderEliminar
  3. Essa Linha do Leste foi uma anedota passando a milhas das localidades, veja-se o caso de Portalegre o comboio fica a 12 km da cidade.

    ResponderEliminar
  4. Este nosso ALENTEJO está sempre a surpreender-nos

    ResponderEliminar