segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Esperança – Caminhada pela raia lusa/espanhola

Realizou-se no passado Sábado dia 13 de Setembro mais uma caminhada pelas serras de Esperança que decorreu por velhos trilhos antes usados por contrabandistas da raia luso/espanhola.

O local de concentração de todos os participantes teve lugar junto da Casa Abrigo de Hortas de Baixo, tendo o percurso decorrido por Hortas de Baixo, Regato dos Alfarates, Monte dos Algarves, Serra do Carcavão e Serra da Chugueira.

A distancia foi de cerca de 12 Kms, com a duração 02h45 e dificuldade média.
Participaram neste passeio pedestre inserido na programação “Circuito Caminhadas de Arronches” cerca de 15 caminheiros.

A organização foi da Câmara Municipal de Arronches e contou com a colaboração das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros.
Foto: João Catarro

3 comentários:

  1. Boa noite, Moitas. Vim visitar teu blog e fiquei cliente. A respeito da reportagem sobre pinturas rupestres, postada há alguns dias atrás, descobri uma semelhança entre o desenho da foto e a imagem do 'candelabro ou tridente' dos Incas. Estou enviando o link de um blog onde você poderá esse candelabro. Incríve, não? Dizem que os desenhos rupestres dos Incas têm relação com a visita de extraterrestres, mas isso fica só na espuculação. O que mais me fascina é saber que no Neolítico homens que habitavam as Américas faziam desenhos semelhantes a habitantes da Europa.
    Eis link para o blogger, onde vc poderá ver a foto do candelabro Inca:
    jbtravel.zip.net/

    Muito obrigado pelo e mail enviado. Vou sempre visitar teu blog e, como eu já te disse, adoro tuas fotos. Escrevi isso sobre você em meu blogger quando postei uma foto tua lá:

    O trabalho fotográfico do português Emílio Moitas é mais uma das gratas surpresas que venho experimentando após minha entrada no Flickr. O fotógrafo-poeta mescla o factual e o lírico quando registra cenas da sua Arronches, situada no Alto Alentejo. Suas fotos no site vêm sempre acompanhadas de notas descritivas, ora versos de poetas portugueses ou espanhóis, ora informações históricas, políticas, formando um maravilhoso painel sócio-cultural-estético do Alentejo, terra onde uma poetisa tão querida aos brasileiros nasceu, viveu, abrindo-se em Florbela de Portugal.
    Em sua foto , postada acima, com o título 'O Alentejo é um jardim', é o amor à bela natureza alentejana o que olhos e alma do fotógrafo nos revelam. No Flickr, como um adendo descritivo à foto, o fotógrafo brinda-nos com os versos do poeta Vitorino, em que se destacam:
    ... O Alentejo é um encanto
    Uma braçada de rosas
    Vou bailar com meus amores
    Alentejanas e amorosas...

    Texto by Fernando Campanella

    Grande abraço desde Minas Gerais, Brasil.

    14 de Setembro de 2009 23:03

    ResponderEliminar
  2. Faz anos que caminhei por esse maravilhoso circuito da Esperança com os Caminheiros da Portela/Lisboa numa fantástica caminhada que juntou centenas de participantes.
    Luísa - Lisboa

    ResponderEliminar
  3. Tambem eu participei nessa caminhada entre Esperança e Degolados, já lá vão uns anitos...caminhada essa que será impossivel repetir, já que parte do percurso foi feito onde está hoje a Barragem do Abrilongo.

    ResponderEliminar