sábado, 7 de novembro de 2009

Amigos do Acordeão convivem em Arronches

Numa organização do Arronchense João Venâncio Gravito os amigos do Acordeão voltaram a reunir-se hoje em Arronches, coma habitualmente o convívio decorreu no Largo da Restauração.

No decorrer deste dia de convívio que contou com a participação de entidades convidadas e dos amigos do Acordeão vindos de diferentes partes do país como por exemplo a cidade de Beja, a gastronomia de Arronches acompanhada do boa pinga da região e animada com a música de acordeão foram uma constante.

Já ao fim da tarde um grupo de visitantes do espaço museológico existente no Largo da Restauração, animados pelo som da música do acordeão acabaria por improvisar um baile frente ao museu.

Clicar nas fotos para ampliar imagem:



Saiba mais:
O acordeão foi desenvolvido por volta de 1829 em Viena (Áustria) Cirilus Demian. Anteriormente houveram várias construções mais rudimentares até o seu aprimoramento. Sua construção foi baseada num instrumento de sopro chinês chamado Cheng, com o mesmo sistema de palhetas. No século XIX ganhou mundo depois de passar pelas regiões de Stradella e Ancona na Itália, onde surgiram importantes fábricas como Paolo Soprani e Scandalli. Logo foi difundido por toda a Europa.
No campo, os acordeonistas animavam bailes de aldeia em aldeia por toda a Europa.
Apesar de sua origem folclórica, o acordeão é capaz de executar qualquer estilo de música, como também música erudita e música de câmara que era muito comum nos anos 50, no seu auge, porque era moda executá-lo mesmo na sociedade mais refinada. O acordeão caíra momentaneamente no esquecimento com a chegada do rock. No entanto nunca deixou de animar festas e bailes. Surpreendentemente o mesmo rock que o derrubou vai ajudá-lo na sua reabilitação, principalmente em França. Actualmente vemos o acordeão reconquistando o seu tão merecido lugar.

2 comentários:

  1. Olha que festa bacana,beleza curto demais acordeon.
    Eu comecei tocando acordeon... aos oito anos de idade, quando o instrumento ainda estava em alta. Depois veio um certo desprestígio e a exemplo de muitos, tambem migrei para o teclado. Atualmente o acordeon está de volta novamente à cena aqui no Brasil.
    Legal, foi bom saber da vossa festa em Portugal

    Marcos
    Aracaju - Sergipe/Brasil

    ResponderEliminar
  2. Bravo! A experiência fala por si e não deve ficar muda. Não deixem morrer tão nobre tradição.

    João Gravito
    j.gravito@gmail.com

    ResponderEliminar