quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ainda há pastores na Serra de S. Mamede

Por serras e vales de encanto a sugerirem um passeio tranquilo na companhia de qualquer cabreiro da Serra de S. Mamede, foi por um destes percursos que me deixei tentar uma destas tardes de Outono, depois de conquistada a confiança do pastor que lá acedeu ao meu pedido, foi assim que na companhia dos melhores guias da serra o pastor, cão e umas quantas centenas de cabras lá partimos à conquista da montanha.

Confesso que para quem não é pastor ou cabra a subida não é "pêra doce", mas depois de vencida a encosta e chegados lá acima a vista vai do deslumbrante ao arrepiante, lá do alto as magníficas paisagens serranas do Alentejo e Extremadura surpreendem em grandiosidade e beleza. Durante algumas horas por companheiros apenas um bando de Grifos e o som das centenas chocalhos do rebanho de cabras que indiferente a linhas divisórias de países umas vezes pastando em Portugal ou em Espanha.

Uma tarde bem passada entre muitas fotos ou amena cavaqueira com o pastor, ao entardecer a descida da serra foi outra a ventura digna de filme, para mim foi algo diferente com sabor a pouco mas que conto repetir brevemente, para o meu amigo cabreiro apenas a dura sina de ser pastor 365 dias por ano acompanhando o seu rebanho, em busca de alimento e protegendo-o de qualquer contrariedade por serras e vales de S. Mamede.

















Para saber mais sobre a vida dos pastores não deixe de ver o documentário “AINDA HÁ PASTORES”.


http://www.youtube.com/watch?v=lZ6ZoezlfN8



































1 comentário:

  1. Gostava de fazer essa aventura!
    Como posso contactar com o pastor?
    Essas imagens parecem ser da zona da Rabaça ou S. Julião!

    J. Cunha
    Elvas

    ResponderEliminar