quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A chuva dando as boas-vindas ao Outono/Inverno em Arronches

O Outono e o Inverno são fundamentais para repor os níveis de água na região, mas nos últimos meses quase não choveu em Arronches, finalmente hoje dia 2 de Dezembro o dia amanheceu chuvoso e durante toda a manhã a chuva caiu generosa a fazer lembrar aqueles Outonos/Invernos deliciosos com as ribeiras a ficarem bravas, campos alagados e chaminés fumegantes, que saudades desses tempos em que o céu era generoso e durante semanas ou até mesmo meses a chuva era presença assídua na vida dos alentejanos.


Habitualmente, os meses de Outono e Inverno são responsáveis por 60 por cento da precipitação anual na região Alentejana. Se 2009 respeitasse a média registada de 1971-2000, isso corresponderia a cerca de 342 mm de chuva. Acontece que em Setembro de 2009 a pluviosidade chegou apenas aos 32 mm e Outubro foi ainda mais seco - apenas três milímetros, menos que em Agosto, foi este o panorama registado até hoje em Arronches com as ribeiras secas e as árvores a suplicarem por uma gota de chuva.






















































4 comentários:

  1. Obrigado pelo fantástico registo, também tenho saudades desses Invernos de Arronches passados à chaminé do monte alentejano dos meus avós, comendo bolotas assadas e ouvindo histórias de bruxas e lobisomens da Portela do Monte Novo, belos tempos!
    Aqui por Lisboa quase nem dou pelo Inverno!!!
    Em breve passarei ai uns dias - Abraços

    ResponderEliminar
  2. Bah q lindas fotos show de paisagens de inverno
    Com essa chuva que tá caindo fica gostoso de andar nas trilhas.
    Gilda
    Piauí – Teresina BR

    ResponderEliminar
  3. A chuva realmente faz falta, principalmente aos agricultores.

    ResponderEliminar
  4. A chuva realmente faz falta..... e a muita gente para ver se assentam as ideias!!!!

    ResponderEliminar