sábado, 26 de dezembro de 2009

Feche a Tabanca – Um Original Presente de Natal da Concorrência

Desde há algum tempo que o Arronches em Notícias vem sendo presenteado com comentários maldosos por parte de alguma blogosfera Arronchense nos seus espaços, nem na época Natalícia nos deram tréguas com simpáticas sugestões entre as quais para “Fecharmos a Tabanca”.

Tudo isto a propósito de não termos “malhado” na Junta de Freguesia de Assunção, aquando da atribuição de cabazes de Natal a algumas famílias com baixos rendimentos.


Não conseguimos enxergar onde está o mal desta prática que já vem do passado pós 25 de Abril 1974, sendo a mesma praticada na época Natalícia por todas as Juntas de Freguesia do Concelho.
Quanto aos cabazes serem de cor (laranja ou rosa ou outra qualquer) pouco ou nada nos incomodou, assim como também não deve ter importado ás famílias que o receberam, graças a este gesto da JF de Assunção tiveram talvez uma ceia de Natal melhorada.


Quanto a não termos fotografado as pessoas em Arronches desfilando com os coloridos cabazes, foi apenas para evitar que no vosso espaço voltem a faltar à verdade dizendo: (foto pedida emprestada ao Noticias de Arronches), isto quando pura e simplesmente fizeram copy e passe.


Agradecemos a sugestão para fechar a Tabanca, mas tal não nos é possível visto não ser nossa intenção nem dispor-mos dos meios para fechar uma qualquer povoação africana.


Significado de Tabanca:

Povoação ou localidade, em alguns pontos da África, geralmente fortificada.
Novo Diccionário da Língua Portuguesa Candido de Figueiredo – 1913.


Pela cópia do comentário inserido num blog de Arronches e pelo que deixamos dito, os leitores do Arronches em Notícias podem avaliar a falta de rigor destes cavalheiros que se dizem Democratas.


Anónimo disse...

Sr. mentor do blog "Arronches em Noticias", feche a tabanca porque ninguém lhe liga, todos sabem que se vendeu ao PSD, então o sr. que era tão progressista alinha agora numa politica retrógrada e saudosista de antes 25 de Abril. O Sr. que é tão iluminado e procura post em Arronches, tinha um bom post, podia e devia ter fotografado as pessoas em Arronches desfilando com cabazes de Natal atribuídos pela junta de freguesia local (Assunção) com as cores da força politica vencedora ou seja (laranja) claro que isto é bizarro, parece o antigo regime em que a mocidade portuguesa tinham que vestir as cores do fascismo, então o que me diz a isto sr. administrador do " Arronches em Notícias"
25 de Dezembro de 2009 19:56

9 comentários:

  1. Meu caro não perca tempo com esses senhores são os mesmos que escrevem nos bloges de Portalegre e falam com inveja do saco do pai natal, talvez com pena de terem perdido o saco e o atilho.
    Não dê publicidade grátis a essa gente que apenas pretende envolve-lo na sua trama para mais facilmente atingirem os seus fins manipuladores.
    Continue como até aqui e terá o reconhecimento de todos.
    M. Trindade

    ResponderEliminar
  2. Deixe para lá "Lavar a cabeça a burros é perder tempo e sabão." Porque algumas pessoas recusam tentar compreender e não admitem a hipótese de mudar de ideias, mesmo quando lhes é demonstrado por todos os meios e mais alguns que não têm razão.

    ResponderEliminar
  3. O comentário do defunto regims gilista no qual se refere entre outras coisas á mocidade portuguesa deve ser dos comunistas extremistas que se encontram infiltrados no PS de Arronches,LIMPEM o partido desta roupa velha e assim poderão ser alternativa no futuro

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela V. determinação.
    Nós que estamos longe gostamos da forma como nos dá a conhecer o seu concelho.
    Não perca tempo com ipocrisia.
    Continue que está no bom caminho.
    Parabens
    Votos de um bom Ano para todos.

    ResponderEliminar
  5. Ó meu caro Emílio, sabe a estima que tenho por si e pelo seu trabalho que muitas vezes usurpamos, com a sua conivência, que agradecemos.
    Mas desta vez discordo de si; é que acho que não deve descer ao nível de certa blogosfera que a única utilidade que tem é a da mentira, da calúnia, ma maledicência. responder-lhe é descer ao su nível, e nessa rasteira você não deveria cair.
    Os cães ladram e a caravana passa, de modo que o futuro contar-nos-á a história, e enquanto você é personagem central da história, esses anónimos quando muito serão nota de rodapé quando se fizer a história.
    E mais, como lembra o nosso comum amiho António Ventura, todos quantos temos alguma formação sabemos quem é Camões, Fernando Pessoa, Ary dos Santos, Pe. António Vieira, Saramago, Lobo Antunes, ou Soeiro Pereira Gomes, Camilo, Eça, António Sardinha, Conde de Monsaraz, e saberemos sempre quem é Amália, Eusébio, Alfredo Marceneiro, Souto de Moura, Vieira da Silva ou Graça Morais.
    Mas quantos saberemos quem era o ministro da Economia no tempo de cada um destes mestres?
    E saberemos quem era o Primeiro-ministro ou o Presidente da República?
    Em boa verdade, para além do Marquês e do Salazer, de quantos Primeiros Ministros nos lembramos? E daqui a 20 anos quanto nomes de polícos sobreviverão na nossa memória do pós 25A74 para além de Soares, Cunhal, Sá Carneiro e mais um ou outro raro?
    Quem saberá daqui a 50 anos quem foi um Sócrates ou um Cavaco, que serão apenas uma nota fugaz num compêndio de história?
    Passando este exemplo para a nossa pequenez, é bom notar que daqui a uns anos ninguém saberá o nome odos actuais presidentes de Junta (eu não os conheço, pelo menos por enquanto), e que os vereadores passarão nas mesmótrias da mesma forma, e que o Gil ou a Fermelinda, com o devido respeito, ninguém saberá quem são dentro de 20 anos.
    Mas o Manel Emílio Moitas e os outros Emílios Moitas, como seu trabalho voluntário em prol do colectivo (e isto não quer dizer que os políticos não o fazem também, porque muitas vezes fazem e são injustamente tratados), estes foram-se da lei da morte libertando, como escrevoa o nosso poeta maior.

    (cont)

    ResponderEliminar
  6. (cont.)
    Emílio, daqui a 20, daqui a 50 e daqui a 100 e possivelmente daqui a 200 ou 300 anos, os bem informados e os que se interessem sobre Arronches, os nossos netos e bisnetos, saberão quem foi o Emílio, que já deveria ter sido agraciado com a medalha de mérito municipal, que mais tarde ou mais cedo irremediavelmente lhe será atribuída por mérito próprio (e eventualmente com aproveitamento político de quem a atribua), e em vida ou depois dela terá o seu nome numa rua.
    O resto, Emílio, é trampa que voa no tempo, por isso se me permite o conselho, não responda a quem não merece.
    Votos de continuação de boas festas e um feliz 2010 é o que lhe desejo, a si e aos seus, bem como ao blog.
    Abraço

    Manel

    ResponderEliminar
  7. Não lhe ceda espaço apenas querem protagonismo á vossa conta, isto tendo em conta a pouca visibilidade que tem fora dos círculos da má língua.
    Filomena Claro

    ResponderEliminar
  8. Sr Emilio,muitas vezes aprecio aquilo que escreve e que tem divulgado muito os usos e costumes do seu concelho,muitas vezes lhe rasguei elogios pela imparcialidade e isenção com que escrevia os seus textos,desviando-se das tricalhices politicas,todavia não o posso considerar da mesma forma com o seu post,"tabanca",o sr afirmava que o seu blog era para e só divulgar acontecimentos relevantes que dignificassem o seu concelho,deixou-se contagiar pela chincalhice politica,deixando antever alguns comentários publicados,que podem ter o seu cunho pessoal,deixe a politica para os politicos para aqueles que ganham balurdios á nossa conta e de todos os contribuintes,continue a brindar-nos com as suas crónicas,os seus textos e aquilo que faz história no seu concelho para que continuemos a admirar a sua terra e as suas gentes,que ao longo do tempo fizeram história,a mui nobre Vila de Arronches.

    ResponderEliminar
  9. Caro Emilio,

    quero aqui expressar a minha solidariedade para consigo e para a continuação do seu fantástico blog. Eu que vivo faz muitos anos fora de arronches fico feliz de ter um sitio onde posso estar dentro dos assuntos da terra que tanto gosto, isso deve-se a si e sua constante determinação em fazer algo de inovador, diferente, educativo e honesto. Quanto aos outros, como disse um caro anónimo nestes comentários, os cães ladram e a caravana passa.

    Obrigado pela sua continuação e força e aproveito para lhe desejar, a si e aos seus, um 2010 com tudo aquilo que mais desejam. Continuarei atento e assiduo ás suas novidades.

    Abraço dos açores,
    Luca Arguelles

    ResponderEliminar