quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sismo de magnitude 6,1 sentido em Arronches

A terra tremeu hoje na Península Ibérica e em Marrocos, exactamente às 01:37:47h, numa intensidade de 6,1 na escala de Richter, segundo o Instituto de Meteorologia de Portugal. Não há danos a registar no país.

O epicentro ocorreu a 187 km da cidade de Faro no Algarve.

Em Arronches o abalo foi bastante sentido, segundo alguns habitantes começou por se ouvir um estrondo e tudo começou a abanar em especial as louças guardadas em armários e móveis.
Na área do Jardim Municipal, local onde nas árvores uma numerosa colónia de aves passa a noite, a agitação dos pássaros foi notória com o chilreado e as aves assustadas a voar entre as árvores.

Segundo cientistas para as regras da sismologia, um bom sinal: acaba de registar-se uma significativa de libertação de energia acumulada com a movimentação das placas, o que reduz as hipóteses de acontecer um grande sismo nos próximos tempos. Mas os sismos são impossíveis de prever.

Recorde-se que o último grande sismo que provocou danos no território português foi o de 28 de Fevereiro de 1969, com epicentro nesta zona do banco de Goringe e magnitude entre 6,5 e 7,5.
O epicentro do sismo de 1755 (o mais destruidor que afectou território nacional, e considerado com um dos mais energéticos a nível mundial, com magnitude estimada em 8,75) terá tido também o seu epicentro no Banco do Gorringe

Fonte: Portal Sapo

1 comentário:

  1. Fora brincadeiras esse Sismo em Arronches comparado com o de 11 de Outubro cá pelo concelho não foi nada!!!

    ResponderEliminar