terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Barbacena festeja S. Sebastião com 200 kg de milagrosos bolos

É já no próximo domingo dia 24 de Janeiro que Barbacena festeja S. Sebastião com milhares de bolinhos feitos para a festa.

Segundo a organização que está a trabalhar em colaboração com a população, em especial com os mais idosos da freguesia, que desde o passado dia 9 de Janeiro trabalham na confecção de cerca de 200 kg de bolos, que depois serão vendidos no decorrer da festa.
Segundo esta tradição que já é secular. Diz que quem comer os bolos de São Sebastião gozará de boa saúde o resto do ano.

A história remonta à altura do Conde de Barbacena, em 1816. Naquela altura terá havido uma epidemia de varíola nas crianças. A maleita era então designada de Bexigas, doença que deixava as crianças cheias de bolhas, com aparência de pequenas bexigas.
A festa, vai decorrer no Largo do Pelourinho da freguesia, e como habitualmente se as condições meteorológicas forem favoráveis com a participação de largas centenas de romeiros que não deixarão de marcar presença para adquirirem os "milagrosos" bolos.
Cada embalagem é vendida a 1 euro e os lucros da venda revertem a favor da Paróquia local.


Do programa da Festa consta uma procissão seguida da actuação da Banda 14 de Janeiro de Elvas, a partir das 14h00.


Uma boa sugestão de fim-de-semana com uma visita a Barbacena e a participação nesta singular e doce romaria dedicada a S. Sebastião.
*******************************************
Foto: Igreja de S. Sebastião retirada de do Blog "Entre Tejo e Odiana"

1 comentário:

  1. Obrigado pela sua informação não conhecia essa tradição no Alentejo, vou fazer os possíveis para estar presente nessa festa de Barbacena de forma a fazer recolha para a Universidade.
    Rute-Lisboa

    ResponderEliminar