sábado, 2 de janeiro de 2010

O Grou-comum nos campos de Arronches

O Grou-comum (Grus grus), é uma ave grande, do tamanho de uma Cegonha-branca. Caracteriza-se pela plumagem cinzenta, destacando-se o enorme tufo de penas sobre a cauda. O padrão da cabeça é preto, branco e com uma pequena mancha vermelha. Em voo destaca-se o enorme pescoço, que é mantido esticado.


Abundância e calendário

O grou é uma espécie invernante, que pode ser observada principalmente entre Novembro e Fevereiro. Com uma população invernante de cerca de 2000 indivíduos não pode ser considerado raro, contudo a sua distribuição muito fragmentada e localizada faz com que a sua abundância varie fortemente: localmente pode ser comum e chegam a ser vistos bandos com muitas centenas de indivíduos, mas na maior parte dopais é muito raro.

É nas planícies do interior alentejano que existem as melhores hipóteses de observar os bandos de grous.

Alentejo – existem quatro zonas onde a espécie se pode considerar regular: as planícies
de Castro Verde, a zona de Moura e Mourão, as planícies de Évora e área de Campo Maior e Arronches.

Os bandos de grous em voo para o seu dormitório são um dos espectáculos mais extraordinários que é possível observar no Alentejo durante o Inverno.

1 comentário:

  1. Receio que quem quiser ver grous não o poderá fazer por estas bandas, pois recentemente foram espantados e não ficou nem um. Se for como em 2006/07, em que uns artistas de moto4 fizeram a franqueza de os espantar, por esta época estamos confessados.
    Já agora, deixo um link onde se pode constatar a relação das pessoas com os grous nos países civilizados: http://chajurdo.blogspot.com/2009/02/y-grullas-al-amanecer.html
    Abraço, Luis

    ResponderEliminar