segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tradição do cantar das Janeiras revivida pela Escola de Música de Arronches

Reanimar a tradição do cantar das Janeiras e a celebração do Dia dos Reis, junto da comunidade Arronchense, é um dos objectivos da Associação Escola de Música que no próximo dia 05 de Janeiro, pelas 19h00 irá festejar a Noite de Reis, percorrendo as ruas de Arronches, desejando a todos um Feliz Ano Novo.


As Janeiras

As Janeiras, ou cantar as Janeiras no Dia de Reis que se assinala a cada 6 de Janeiro é uma tradição portuguesa que consiste na reunião de grupos que, cantando de porta em porta, desejam às pessoas um feliz ano novo em versos simples, mas que retratavam fielmente a realidade de tempos que já lá vão.


No acompanhamento do Cantar as Janeiras podem ser utilizados instrumentos musicais, como a pandeireta, flauta, roncas, viola, acordeão e bombo. As músicas são normalmente conhecidas e a letra pode variar de localidade para localidade.


Que todos os Arronchenses
Tenham muitas felicidades
Presentes e ausentes
De todas as idades.

Senhores não demoreis
Que é muito frio o luar,
Vinde-nos dar as Janeiras
Que nós temos de caminhar.


O Dia de Reis assinala a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltasar) foram visitar a dar oferendas ao Menino Jesus.
Deram-lhe ouro, incenso e mirra.


Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, assim como em algumas zonas da raia portuguesa é tradição dar as prendas (de Natal) às crianças no Dia de Reis.

Em Portugal nesta altura cantam-se as Janeiras, come-se bolo-rei e as crianças representam a história dos Reis Magos.




















2 comentários:

  1. A Escola de Música de Arronches, está de parabéns pela iniciativa, por não deixarem morrer esta tradição já antiga.é disto que a nossa terra precisa e não de tricalhices e mal dizer.
    Ponham aqui os olhos. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. A escola de musica ja esta de parabens por esta iniciativa desde o ano passado porque ela ja aconteceu.

    ResponderEliminar