segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Conto do vigário – burlões ao ataque em Arronches

Recentemente têm surgido diversas notícias de inúmeros idosos burlados no distrito de Portalegre por burlões que se fazem passar por elementos dos Correios ou da Segurança Social, com a missão de proceder à troca de notas de euro, que segundo dizem vão ficar fora de circulação.

Esta tentativa de conto do vigário aconteceu no passado Domingo dia 21 de Fevereiro no concelho de Arronches, onde alguns octogenários foram abordados por um homem de bigode aparentando ter cerca de 50 anos que se fazia passar funcionário dos Correios de nome Fernando, convidando as potenciais vítimas a entrar num carro para as melhor as informar sobre as notas que euro que supostamente iriam sair da circulação nos próximos dias.

Felizmente nas três tentativas efectuadas pelo burlão ou burlões junto de idosos que tivemos conhecimento não surtiram o efeito desejado para o vigarista, talvez por as vítimas estarem informadas do modo de actuação destes sem vergonha.

Também nos informaram que nos últimos tempos duas simpáticas senhoras que se fazem transportar num carro tem feito algumas vítimas junto do público masculino, o "modo operand", destas damas consiste em abordar idosos na zona das Pontes de Santa Maria e Piscinas, que a troco de alguns beijinhos e exibição dos seus dotes físicos, acabam por solicitar uns trocos para tomar café, altura que aproveitam para arrebatar a carteira das mãos dos idosos e fugir de carro.

Geralmente as vítimas do conto do vigário são pessoas idosas e indefesas, que vivem sozinhas e que possuem um enorme défice de atenção, sendo por isso muito fácil conquistar a sua confiança por pessoas com um bom discurso, simpáticas, bem vestidas e amáveis.

Todo o cuidado é pouco:

Ora, como nunca é demais avisar as pessoas, o presente artigo visa somente divulgar algumas das medidas a ter com os burlões, para que o conto do vigário no nosso concelho seja cada vez mais raro. Não deixe de informar familiares amigos para evitar que possam ser vítimas.

Assim, no contacto com pessoas desconhecidas aconselha-se:

- Em casa mantenha as portas e janelas fechadas e coloque um visor.

- Não abra a porta a estranhos, mesmo sendo uma criança.

- Todos os funcionários dos serviços têm cartões de identificação próprios. Em caso de dúvida ligue para as autoridades competentes, mais propriamente GNR, PSP, ou então ligue o 112.

- Actualmente os serviços de água, luz e telefone não fazem cobranças ao domicílio, mas sim através de correspondência.

- Quando atender telefone, não indique o seu nome ou dê o seu número. As pessoas que estão do outro lado é que têm que se identificar e declarar com quem é que desejam falar. E evite prolongar a conversa quando estiver a falar com estranhos.

- Se for ameaçado ou agarrado por estranhos, procure chamar a atenção, gritando.

- Lembre-se: "ninguém dá nada a ninguém", sem querer uma contrapartida mais vantajosa.

- Na rua não acredite em conversas de estranhos, mesmo que estes se façam passar por familiares distantes e evite andar com peças de valor ou com a carteira de forma visível.

- Ande somente com o dinheiro necessário para o seu dia a dia.

Estes são alguns dos conselhos mais importantes que devemos sempre ter em atenção ao lidar com burlões. Ponha-os em prática e nunca tenha medo de apresentar queixa por estes casos.

Em caso de abordagem suspeita por desconhecidos tenha em atenção os seguintes aspectos para informar as autoridades:

Veículos, Matricula, Marca, Modelo, Cor, N.º ocupantes, Pessoas, Idade, Altura, Sexo, Etnia, Cabelo, Bigode, Barba, Óculos, Roupas ou ainda outros sinais.

Não se deixe enganar Por isso para não ser enganado, o melhor é ser desconfiado
.

1 comentário:

  1. Completamente de acordo são um perigo para idosos e crianças.
    Só não se sabe de mais casos porque as pessoas depois de enganadas tem vergonha de apresentar queixa.

    ResponderEliminar