quinta-feira, 4 de março de 2010

Arronches acolheu fotografias de Raul Ladeira

Terminou hoje ao fim da tarde a Exposição “Pinturas”, fotografias de Raul Ladeira”, que esteve patente ao público desde o dia 02 de Fevereiro na sala de exposições do Centro de Educação Ambiental de Arronches.

No decorrer do Porto de Honra oferecido ao fotografo e entidades convidadas o Vereador da Cultura Dr. José Bigares, iniciou a cerimónia com umas breves palavras de agradecimento ao artista por ter aceite o convite da Câmara Municipal para trazer até Arronches esta excelente exposição.

Por sua vez Raul Ladeira referiu que foi um prazer voltar a expor as suas fotografias no Centro de Educação Ambiental, local onde anteriormente tinha exposto “Janelas Indiscretas”, com imagens fotográficas da área de influência da Serra de S. Mamede.

A senhora Presidente da Câmara, Eng.ª Fermelinda Carvalho agradeceu a todos os presentes por terem vindo até ao Centro de Educação Ambiental participar nesta actividade cultural, manifestando ainda a disponibilidade da autarquia para apoiar iniciativas do género que visam trazer cultura e divulgar as diferentes artes junto dos arronchenses.

Quem é Raul Ladeira:
Raul Ladeira nasceu em Portalegre, 1962.
Frequentou os Cursos de Design de Comunicação e Pintura, E.S.B.A.L. Cursos de Fotografia, de Audiovisuais, no Gabinete de Audiovisuais da Casa de Cultura da Juventude de Portalegre. Cursos de Desenho e Pintura do AR.CQ.; de Vídeo da Casa de Cultura da Juventude, Lisboa; de Cinema de Animação, F.A.0.J. Actualmente, é monitor da Casa de Cultura da Juventude de Portalegre (fotografia e audiovisuais); pertenceu a coordenação geral do Festival Internacional de Portalegre "Diaporama" . Realizou a sua primeira exposição individual, "E que Haja Nela", na Galeria Municipal de Portalegre (1982), seguindo-se as exposições "Fotografias de Raul Ladeira", Instituto Superior Técnico, Lisboa (1984); "Fotografias de Raul Ladeira": E.S.B.A.L., Lisboa (1985); "Gente Jovem da Nossa Terra", Galeria Municipal de Portalegre (1985); "Fotografias de Raul Ladeira", Elvas, Câmara Municipal de Monforte (1986). Participou ainda em diversos certames, nomeadamente "Pintura 5", Galeria Municipal de Portalegre (1980); "Artistas de Portalegre", Casa do Alentejo, Lisboa (1981); "Artistas de Portalegre", Galeria Aberta, Évora (1981); "Artistas de Portalegre", Cáceres (1981).

PRÉMIOS: 3º Prémio de Fotografia, Portalegre (1980); 3º Prémio do Festival Naciona1 de Portalegre "Diaporama 81" (1981); 2º Prémio no Concurso "0 Homem e a Terra" I.N.A.T.E.L., Portalegre (1982); 2º Prémio no Concurso "Concelho de Marvão", Festa do Castanheiro (1984); 2º Prémio e Menção Honrosa, U.N.L., Lisboa (1985); 2º Prémio e Menção Honrosa, Semana Académica de Lisboa (1986).
A partir de 1986 foi seleccionado para a III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian (1986). Fez o estágio de Animação Socio-Cultural na Alemanha e em França, onde expõe individualmente (Bordeus e Paris), (1986/87).
Regressa a Portalegre onde expõe, na Galeria do Teatro - Estúdio do Semeador "Photos-Grafias" (1987). 1º Prémio Tema-Dado, Festival Internacional - "Diaporama 87"; 1º Prémio Fotografia Jovem, Tema Dado, Secretaria de Estado da Juventude. 2º Prémio "Juvefoto", Lisboa. Co-realiza vários Diaporamas, de destacar: "0 Lançamento" para a Secretaria de Estado da Juventude. "Pensando em Si" para o Instituto de Defesa do Consumidor. Actualmente prepara o Diaporama "Tabaco ou Saúde? Escolha a Saúde!" para a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Foi professor de Design na Escola Secundaria de S. Lourenço e monitor na Delegação Regional do F.A.0.J. de Portalegre, onde trabalha (I.P.J.) como técnico na área da imagem.


















Sem comentários:

Enviar um comentário