sexta-feira, 26 de março de 2010

Arronches – Comunidade Escolar Comemorou o Centenário da República com a plantação de árvores

Em Arronches, as comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta tiveram lugar hoje dia 26 de Março, junto da comunidade escolar do concelho e estiveram associadas ao programa do Centenário da República.

Uma “Árvore do Centenário” da espécie autóctone Quercus suber (Sobreiro), foi distribuída a cada aluno das escolas do concelho para ser plantada em família nos seus locais de residência.
Uma forma de assinalar a efeméride e relembrar o papel dos valores republicanos na consolidação das questões em torno da arborização e vegetação no seio da sociedade da altura.

O projecto A Árvore do Centenário foi desenvolvido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República com o Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território – Instituto Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas – Autoridade Florestal Nacional, em Arronches contou com a parceria do Parque Natural da Serra de S. Mamede e Escola EB 2/3 Nª. Sr.ª da Luz, tendo por objectivo promover, divulgar e apoiar iniciativas relacionadas com a preservação do património florestal nacional, lançando o desafio para a identificação global deste património, acompanhado por uma evocação histórica assinalada com a plantação de árvores a nível nacional.

As primeiras Festas da Árvore, iniciaram-se em Portugal na fase final da Monarquia por iniciativa de organizações republicanas.

Celebravam-se os benefícios da árvore e das florestas, plantando-se árvores, no meio de um ambiente festivo e de discursos a favor da arborização do país, que mobilizavam escolas e populações.

O Culto da árvore está associado aos valores centrais do republicanismo como a fraternidade, a educação e o culto da pátria.

2 comentários:

  1. A Freguesia de São Brás dos Matos agradece todas as visitas..... O Srº João C. de Esperança - Arronches certamente que será bem recebido na nossa terra............ Somos uma aldeia pequena mas de enorme grandeza......

    Parabens au autor deste blogue que e sem duvida um dos melhores blogues do Alentejo...

    Já o vi na net a ser entrevistado na Liga dos Últimos nos Mosteiros.

    Um Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  2. Seria óptimo que não divulgassem o sítio onde plantaram as árvores, pois os podadores andam aí...

    LV

    ResponderEliminar