sábado, 27 de março de 2010

V Encontro dos Diabéticos de Arronches consciencializa para os riscos da Diabetes

O V Encontro dos Diabéticos de Arronches teve lugar este sábado dia 27 de Março de 2010, no Auditório do Centro Cultural de Arronches e decorreu entre as 11h00 e as 13h00.

O objectivo do encontro foi consciencializar a população sobre a prevenção e controle da diabetes, tendo os presentes deste encontro tido a oportunidade de assistir a excelente comunicação apresentada pela Dr.ª Rosa Gallego, médica de família CS VFXira e do Grupo de Estudos da Diabetes APMCG, que informou da importância de prevenir a diabetes, assim como da melhor forma dos diabéticos conviverem com essa doença silenciosa.

No final da comunicação decorreu um período de perguntas e respostas com a Dr.ª Rosa Gallardo a esclarecer algumas dúvidas expostas pelo público presente na sala.

O V Encontro de Diabéticos de Arronches terminou com um lanche convívio servido na sala de entrada do Centro Cultural

A organização deste V Encontro foi da responsabilidade do Centro de Saúde Arronches, com o contributo imprescindível do Dr. Eliseo Senante, colaboração da enfermeira Isabel Magalhães e o apoio do Município de Arronches, Instituto Becel e Merck Serono.

O que é a Diabetes:

A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue. À quantidade de glucose no sangue, chama-se glicemia. Ao aumento da glicemia, chama-se: hiperglicemia.

A Diabetes é uma situação muito frequente na nossa sociedade e a sua frequência aumenta muito com a idade, atingindo os 2 sexos.
Em Portugal, calcula-se que existam entre 400 a 500 mil pessoas com Diabetes.






































1 comentário:

  1. Gostei muito do assunto, pena não ter sabido antes do encontro, também sofro de diabetes por vezes alcançava entre 300 a 600 nos resultados médicos, fumo e faço pouco exercício físico e isso talvez venha ainda a piorar mais a minha diabetes.

    Nuno
    Elvas

    ResponderEliminar