domingo, 14 de março de 2010

Procissão dos Passos em Arronches

Nesta tarde de Domingo dia 14 de Março de 2010 teve lugar a Procissão do Senhor dos Passos, presidida pelo padre Fernando Farinha e acompanhada pela secular Banda de Música da Sociedade Alegretense.

A Procissão saiu da Igreja Matriz de Arronches ás 16h00, percorrendo pelas principais ruas do Centro Histórico e registando uma elevada participação popular. Como habitualmente a GNR procedeu à orientação do trânsito de forma a evitar qualquer incidente.

A organização de todas as actividades inerentes ás comemorações do “Senhor dos Passos, foram da responsabilidade da Paróquia de Arronches.


Um pouco mais sobre a origem do Senhor dos Passos:

Nosso Senhor dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida, que comemora o trajecto percorrido por Jesus desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.

No século XVI fixaram 14 momentos principais deste trajecto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de sete a 39. Estes pontos principais são chamados de Estações ou os Passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis.

São eles:

I. Jesus é condenado à morte
II. Jesus carrega a cruz às costas
III. Jesus cai pela primeira vez
IV. Jesus encontra a sua Mãe
V. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
VI. Verónica limpa o rosto de Jesus
VII. Jesus cai pela segunda vez
VIII. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
IX. Terceira queda de Jesus
X. Jesus é despojado de suas vestes
XI Jesus é pregado na cruz
XII. Morte de Jesus na cruz
XIII. Descida do corpo de Jesus da cruz
XIV. Sepultamento de Jesus
Esta invocação se tornou muito popular em alguns países como Portugal e Brasil, dando origem a rica iconografia e onde existem inúmeras igrejas fundadas sob sua protecção, e na Semana Santa são realizadas procissões especiais chamadas de Procissão dos Passos.






































Sem comentários:

Enviar um comentário