terça-feira, 20 de abril de 2010

E.B. 1 de Esperança – Um Dia com o escritor Quim Ferreira

No Concelho de Arronches, a Escola E.B.1 de Esperança, adoptou para o presente ano lectivo 2009/2010 diversas actividades na Área de Projecto com temas ligados a estudo e defesa da natureza, na qual se incluiu uma visita de estuda às Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaivões e outras acções ainda a decorrer.

Inserido neste projecto estão a ser trabalhadas pelos alunos algumas “Fábulas Naturais do Tio Quim”, escritas por Quim Ferreira., tais como “O morcego esquecido” ou “Em busca da Cortiça perdida”, foi nesse âmbito que hoje dia 20 de Abril se realizou a actividade “Um Dia com… Quim Ferreira”, com o escritor a apresentar aos alunos da E.B. 1 de Esperança o livro de banda desenhada “Pelos Trilhos de S. Mamede”.

Após a apresentação deste livro com fábulas naturais da área do Parque Natural da Serra de S. Mamede, os alunos tiveram oportunidade colocar diversas questões ao escritor que os elucidou para a importância de preservarem a fauna e flora do Parque Natural, no qual a Escola de Esperança está inserida.

Participam nas actividades da área de projecto da EB 1 de Esperança 22 alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano, assim como os 3 professores e auxiliares desta escola.

O QUE É A ÁREA DE PROJECTO?

“Área curricular não disciplinar que visa a concepção, realização e avaliação de projectos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos”.


Quim Ferreira – O autor que hoje visitou a Escola

Nasceu em Moçambique na cidade de Lourenço Marques (Actual Maputo), a 5 de Agosto de 1968, licenciou-se em ensino na Escola Superior de Educação de Portalegre, exercendo actualmente a sua profissão como professor de Educação Visual e Tecnológica.
Sócio da associação ecologista Quercus, concebe materiais pedagógicos para educação ambiental, sendo de destacar as seguintes obras de banda desenhada:

*"O Mel e o Castanheiro" (1991)
*"O Fulvinho" (Co-autor, 1991)
*"Os animais do Palácio de Cristal" (colecção, 1993)
*"Passa-se algo no Gerês..." (1995)
* Planeta Frágil – Uma aventura na Terra – Edição do Instituto de Promoção Ambiental.
* Pelos Trilhos de S. Mamede.
- Entre outras obras publicadas pelo autor alusivas à temática ambiental.
Com o álbum "O Fulvinho" foi premiado com 1º Lugar no concurso de Educação Ambiental da II Semana do Ambiente AVS - Alcanena 1991.
Prémio Nacional "O Ambiente na Literatura Infantil".
Prémio Quercus "Artes e Letras" - 1992

Convicto que a Educação Ambiental é a "arma" mais eficaz na luta pela conservação do Ambiente, procura através das suas obras, sensibilizar as mentalidades dos "Homens do Amanhã", na preservação de um património que é de todos.
























































2 comentários:

  1. Uma forma útil e pedagógica de sensibilizar os jovens e comunidade em geral para os problemas do ambiente e da escrita, que por força da globalização, tão esquecida e ignorada têm andado.Que saudades dos nossos clássicos, do Eça, do Camilo, Camões e outros poetas.Está de parabéns a E.B.1. da Esperança por este retorno às origens, conciliando a natureza com a escrita e divulgando os nossos escritores, não virtualmente mas pessoalmente, de carne e osso. Bem hajam?

    ResponderEliminar
  2. Iniciativa a todos os titulos louvável!
    As escolas isoladas também se preocupam com a cultura em geral e em particular no que diz respeito à Líng. Portuguesa. Divulgar os nossos escritores é contribuir para a defesa e perservação da nossa Língua, estimulando ao mesmo tempo o gosto e o prazer das crianças pela nossa matriz cultural.
    Um bem haja às professoras pelo seu trabalho diário e profissionalismo.

    ResponderEliminar