sexta-feira, 23 de abril de 2010

Encontro com jovens Shalom de Arronches

No fim-de-semana de 10 e 11 de Abril, 6 jovens do movimento Shalom partiram de Castelo Branco tendo como destino Marvão, onde coordenaram um encontro de jovens da vila de Arronches.

O grande desafio desse fim-de-semana era mostrar a estes 11 jovens arronchenses o que é pertencer a um grupo de jovens cristãos, de que modo aquilo que fazemos é útil na sociedade e como fazer a diferença. Vários foram os trabalhos realizados neste sentido, ao qual todos responderam com entusiasmo e empenho.

Os dias primaveris que se fizeram sentir foram sem dúvida um grande aliado para o sucesso do encontro, havendo momentos de reflexão, mas também de muita descontracção e divertimento. Durante estes 2 dias a partilha, a oração, o convívio e a contemplação das belíssimas paisagens da serra de S. Mamede, foram os ingredientes principais, não sendo, por isso, postos de parte.

Não descurando o objectivo deste encontro – conhecer a realidade destes jovens e da sua paróquia – a motivação e reflexão imperaram. Foram trocadas experiências, sorrisos, gestos, demarcando a amizade e inter-ajuda, foi este o lema do encontro.
Com esta acção poder-se-á dizer que a primeira pedra foi lançada, rejuvenescer a paróquia de Arronches depende apenas da aceitação do desafio proposto aos jovens.

O Movimento Encontro de Jovens Shalom tenta agora em Arronches dar os primeiros paços, com a ajuda do Padre. Fernando Farinha, a motivar estes jovens a continuarem o trabalho e projecto do Cristo.


Shalom o que é?

Shalom é uma palavra hebraica que significa, entre muitas outras coisas, PAZ! Este significado é importante para saber o porquê da utilização desta palavra pelos jovens que tornaram possível o sonho de outro jovem na altura seminarista, Luís Carlos.
Tudo começou em Angola no início dos anos 60. Angola era um país marcado pela guerra colonial onde os jovens ansiavam pela PAZ e tinham vontade de ser Igreja!
De repente algo no seio da Igreja Católica abria horizontes e dava esperança a esses jovens! Era o Concílio Vaticano II. Estes jovens sentiram então o apoio da Igreja para revolucionarem e rejuvenescerem a forma de SER Igreja e de fazer Jesus Cristo vivo!

Com a queda da Ditadura em Portugal e o fim da Guerra Colonial, estes jovens viram-se obrigados a partir para que este sonho Shalom não morresse. Então com Jesus Cristo no coração e o lema “Evangelizar os jovens pelos jovens” a ecoar pela cabeça, os jovens partiram e plantaram a semente de um Cristo irmão, de um Cristo jovem em Portugal e no Brasil!

Em Portugal os jovens espalharam-se por Lisboa, Braga, Santarém, Aveiro e Viseu onde se realizaram dezassete Encontros Iniciais. Já no Brasil e por intermédio dos Padres da Comunidade Shalom, o Movimento é acolhido pelos Bispos do Ceará, no Nordeste brasileiro.
Tudo começa a ter o seu lugar, em muitos lugares...
Já em 1983, D. Aloísio Lordscheider reconhece em Fortaleza a Comunidade fundada pelo Pe. Luís Carlos como uma Sociedade de Vida Apostólica. Nasce então (oficialmente) a Comunidade Shalom!

Entretanto em Portugal em 1991 surge a Associação Amigos Shalom com o objectivo de proporcionar a partilha de experiências com as suas vidas, quer profissional quer pessoal, estabilizadas, bem como um apoio económico ao Movimento e à Comunidade.
Mais tarde, em Agosto de 1997, nasce em Fortaleza no Brasil a Comunidade Shalom Feminina! São mulheres que se sentiram chamadas por Cristo e que dedicam a sua vida ao serviço da Igreja e acima de tudo dos jovens!

Fonte/ Foto
http:/www.shalom.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário