sexta-feira, 16 de abril de 2010

Portalegre – Algo vai mal na Igreja Católica

Custa a compreender que no século XXI alguma da classe eclesiástica ainda encare as massas populacionais como um gigantesco aglomerado de indivíduos mergulhados na ignorância.

Se a Igreja Católica pretende ser o guia espiritual de centenas de milhões de indivíduos, tem que saber respeitar as populações e rever os seus processos de acção e pô-los de acordo com a mentalidade do homem moderno.

Partindo do princípio que as declarações do Senhor Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco apenas teriam como intenção animar a assistência no decorrer da iniciativa da associação Janus, não deixam de ser preocupantes… algo vai mal na igreja católica quando o pastor é ingrato com o seu rebanho!

Deixamos o texto publicado no site da Rádio Portalegre, assim como o vídeo com as declarações.
Foto: gov-civil-portalegre.pt/galeria/noticias


“Bispo de Portalegre e Castelo Branco ridiculariza Portalegre

Emblema da cidade de Portalegre, a estátua do Semeador, erigida na rua de Elvas, foi ridicularizada pelo Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, que a comparou a um “monumento ao trabalho infantil”.
D. Antonino Dias, que falava, quinta-feira, durante uma iniciativa da associação Janus, afirmou ainda que a rotunda do Semeador lhe faz lembrar o "Portugal dos Pequeninos".
A Sé Catedral de Portalegre foi também visada nas declarações de D. Antonino Dias, que afirmou que a “sujidade e degradação” do edifico são a “etiqueta dos monumentos nacionais”.
Em tom irónico, D. Antonino Dias, afirmou ainda que a cidade de Portalegre se afundará na Ribeira do Baco, se o IPP e Agrupamento de Instrução de Praças da GNR lhe forem retirados.
O Bispo de Portalegre e Castelo Branco, aconselhou ainda os portalegrenses a optarem pelo transporte marítimo tendo em conta a “míngua de transportes públicos”.

Gabriel Nunes”

4 comentários:

  1. Sinceramente acho que Senhor Bispo perdeu uma boa oportunidade de estar calado, ou então largou estas bacoradas para desviar as atenções de outro assunto de que se fala muito, referente a alguns dos seus confrades...
    Depois disto, a coisa mais inteligente que podia fazer era apanhar a guia de marcha e regressar ao seu "minifundio" donde nunca devia ter saído...e que mande saudades, que pelo visto, é coisa que cá não deixa...

    ResponderEliminar
  2. É um regresso à idade média em que os bispos nomeados para Portalegre, raramente lá punham os pés.Também, pudera, sem as vias marítimas como o sr bispo refere, como era possível tal deslocação? Numa coisa o sr bispo tem razão, a história de Portalegre e o seu passado são bem mais importantes que a sua identidade apostólica e romana.

    ResponderEliminar
  3. Pois até prova em contrário o bispo não disse nada que as pessoas não digam.
    Goste-se ou não, a estátua do semeador é ridícula e até já houve propostas para que fosse dolocada junto á muralha de Santa Clara para não parecer tão ridícula.
    Ridícula mesmo é a pseudo-rotunda so Semeador; ridícula e perigosa, como bastantes vezes já foi denunciado.
    Enquanto o Igespar mantiver os mesmo critérios de actuação (e de falta dela), a Sé Catedral continuará a ser de facto um monumento à inoperância: não se pode fazer, não se pode limpar, não se pode pintar, não se pode.... e o IGESPAR não faz e não deixa fazer.
    Falta de transportes? veja a ferrovia como serve Portalegre e o serviço público rodoviário igualmente.
    Do que ouvi até agora o bispo disse aguma coisa que não seja o que todos nós dizemos todos os dias. Ou continuamos a preferir os bispos que dizem amén ao poder político de cada momento?
    O comentário que ouvi de imediato, a quem esteve no local, é que o bispo tinha dado uma grande coça no Cáceres, mas pelos vistos houve quem não gostasse e tente transformar isto num fait-divers xenófobo porque o homem alegadamente não pode dizer o que nós dizemos porque não é de cá.
    Em que ficamos?
    O bispo disse a verdade ou mentiu?
    Quanto a mim disse a verdade e pelos vistos há é quem não goste dela.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente, o Srº Bispo bem que podia ele apanhar o transporte maritimo.
    Mas ele felizmente não precisa, já muito do povo não pode dizer o mesmo.

    ResponderEliminar