domingo, 18 de abril de 2010

Romaria do Rei Santo resistiu ao mau tempo

Realizou-se hoje dia 18 de Abril a romaria do Rei Santo, em Nave Fria – Esperança.
Como habitualmente a romaria iniciou-se com a caminhada dos romeiros portugueses e espanhóis que partiram para a ermida do Rei Santo desde as localidades de Arronches, Esperança e La Codosera.

Os últimos quilómetros desta caminhada foram efectuados debaixo de forte temporal, duas trovoadas a surpreenderem e a dificultarem a subida da serra ás centenas de caminheiros que participaram nesta actividade.

O Rei Santo acontece 15 dias após o Domingo de Páscoa, sendo uma das manifestações populares do concelho de Arronches com mais antiguidade e tradição das gentes da raia.

Protector dos campos, os agricultores recorrem ao Santo na protecção das suas searas e rebanhos. Reconhecidos pelas graças recebidas os agricultores no dia da romaria iam pagar as promessas ao Santo, com sacos de trigo ou um cordeiro ou leitão.

As ofertas ao Rei Santo eram depois denominadas de fogaças e leiloadas a seguir à procissão, altura em que o leiloeiro percorria o recinto da romaria a anunciando as fogaças e gritando “Quem dá mais… quem dá mais…”.

Actualmente o grito do pregoeiro já não se faz escutar assim como os sacos de trigo ou animais são coisa do passado, embora as fogaças continuem a fazer parte da romaria as mesmas normalmente consistem num pão com chouriço, vinho, fruta ou doces sendo vendidas numa mesa instalada no átrio da ermida.

Embora a instabilidade que se fez sentir na parte da manhã com trovoadas não tenha ajudado, foram muitos os romeiros que participaram nas diferentes actividades, com destaque para a Caminhada e cerimónias religiosas em honra do Rei Santo.

Deixamos algumas imagens recolhidas na romaria com destaque para a caminhada e almoço convívio que se lhe seguiu com um porco assado no espeto, oferta da Autarquia.





































































































Sem comentários:

Enviar um comentário