terça-feira, 27 de abril de 2010

Tertúlia – A Reforma Agrária em Arronches – 35 anos depois

Assinalando o 120º aniversário do 1º de Maio a USNA/CGTP-IN vai levar a efeito “Conversas de Maio”“ Tertúlia a Reforma Agrária em Arronches – 35 anos depois” , a ter lugar no próximo dia 2 de Maio pelas 15h00 no Auditório do Centro de Educação Ambiental de Arronches.

Nesta tertúlia vão intervir os oradores, Coronel Matos Serra - Militar de Abril; Dr. Joaquim Brandão – Advogado (ex advogado das Cooperativas Agrícolas); Engº Joaquim M. Nunes – Dirigente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura; Dr. Diogo Júlio Serra – Dirigente da CGTP – Intersindical Nacional (ex-trabalhador da UCP Companheiro Vasco – Arronches.
Testemunhos dos construtores locais da Reforma Agrária.



1 comentário:

  1. A reforma agrária, goste-se ou não se goste, constituíu um movimento impar dos assalariados agrícolas do sul e centro do nosso país.Não se tratou a meu ver, como alguns alegam, de um roubo de terras mas tão somente de um movimento para as fazer produzir e que contribuiu para o aumento da riqueza nacional. Com a destruição da reforma agrária dezenas de milhares de trabalhadores agrícolas foram obrigados a emigrar para os grandes centros urbanos ou para fora do país. Tal contribuíu para alterar a paisagem demográfica do Alentejo , alterando significativamente a componente política e social, intervindo assim na correlação de forças que hoje se verifica na nossa região.

    ResponderEliminar