quinta-feira, 13 de maio de 2010

Alentejo - Dia da Espiga em Arronches

O Dia da Espiga, coincidente com a Quinta-feira da Ascensão, é uma data móvel que segue o calendário litúrgico cristão e que este ano é celebrado a 13 de Maio.

Embora seja uma tradição quase perdida, como tantas outras, aqui pelo Alentejo ainda podemos ver muitas pessoas que desejam conservá-la e mantêm a superstição de que sem o ramo pendurado em casa a sorte não lhes sorrirá durante todo o ano.

Da Páscoa à Ascensão, quarenta dias vão…!

Mas, se actualmente poucas são as pessoas que ainda vão ao campo nesta quinta-feira da Ascensão, abandonando as suas obrigações, para apanhar a espiga, ou que se deslocam às igrejas para participar nos preceitos religiosos próprios da data, tempos houve em que, de norte a sul do país, esta foi uma data faustosa, das mais festivas do ano, repleta de cerimónias sagradas e profanas, que em muitas zonas implicava mesmo a paragem laboral. A antiga expressão “no Dia da Ascensão nem os passarinhos bolem nos ninhos” deriva dessa tradição.

A origem gaudiosa deste dia é, contudo, muito anterior à era cristã. Este dia é um herdeiro directo de rituais gentios, realizados durante séculos, por todo o mundo mediterrâneo, em que grandiosos festivais, de intensos cantares e danças, celebravam a Primavera e consagravam a natureza.

A tradição do “Dia do leite” no concelho de Arronches

No concelho de Arronches e em particular na freguesia de Esperança, esta data era dedicada ao cerimonial do leite, “Dia do Leite” e os produtores de queijo ordenham o seu gado ovino ou caprino e oferecem o leite à população. Também na aldeia de Santa Eulália, no concelho de Elvas, esse leite é dado aos pobres, acreditando-se assim que a sarna não atingirá as ovelhas e cabras.
Bibliografia
OLIVEIRA, Ernesto Veiga - Festividades Cíclicas em Portugal. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1984. 357 p.(Colecção Portugal de Perto n.º 6).

1 comentário:

  1. Bonito ramo,ainda bem que á pessoas que não deixam morrer as tradições antigas.

    ResponderEliminar