sábado, 8 de maio de 2010

Bênção do Gado 2010 – Santo Amaro – Sousel

Teve lugar este sábado, dia 08 de Maio, em Santo Amaro, concelho de Sousel a já tradicional Bênção do Gado - A Festa e o Campo 2010, um iniciativa que tem vindo a ser levada a cabo, ao longo dos anos pela Junta de Freguesia de Santo Amaro, pelo Município de Sousel e ainda com a colaboração da população da freguesia.

Os festejos que decorrem durante o fim-de-semana iniciaram-se com a chegada da Banda Filarmónica de Veiros, seguindo-se pelas 10h00 a Missa celebrada pelo padre Nabais, cerca das 11h00 teve inicio a procissão ao local da Bênção do Gado (Alvarinha).
Ás 11h30 aconteceu o desfile e Bênção do Gado.

Animam ainda estes festejos um Festival Hípico, Ferra de Novilhas, Garraida à Vara Larga, Encontro de Bandas Filarmónicas e um Festival Taurino.

Como habitualmente os meninos do Jardim do Infância local participarem na respectiva festa, vestidos com trajes regionais montados numa carroça puxada por uma mula. Esta devidamente enfeitada com flores e folhas de palmeira.

No final do desfile as crianças distribuíram pelos presentes uma publicação efectuada no Jardim de Infância, denominada “Estórias com animais dentro – Fábulas de La Fontaine – Bênção do Gado – St.º Amaro – 2010”.

No final da cerimónia de desfile e bênção do gado o Presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro, António Pernão, grande dinamizador destas festas manifestava junto da comunicação social a sua satisfação pelo brilhantismo como decorreu o desfile, sem qualquer incidente com os animais e ainda pela grande participação popular na bênção do dado de Santo Amaro.

Aqui ficam algumas fotos relativas a esta tradição das gentes de Santo Amaro.



































































































4 comentários:

  1. Podia mandar as fotos todas para este mail sff? diogo

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns a Junta de Freguesia de Santo Amaro por manter esta tradição e ainda pela excelente organização da festa.
    Pena o tempo chuvoso este ano ter dificultado algumas actividades programadas.
    Rosa Campos
    Évora

    ResponderEliminar
  3. As coisas que se passam em arronches nao se divulgam muitas vezes, mas as de fora n escapa nem uma. o jornal tambem é assim, de monforte e assim são pag interias e coisas k realmente sao importantes para a vila e sua divulgação e iniciativa de mais actividades nem nada. mas quem manda, manda bem.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    Sou de Santo amaro e queria lhe pedir se me podia enviar as fotos da festa. porque as minhas ficar horriveis....

    ResponderEliminar