segunda-feira, 3 de maio de 2010

Arronches - Memórias da Reforma Agrária 35 anos depois

Comemorando o 120º aniversário do 1º de Maio a USNA/CGTP-IN levou a efeito o encontro “Conversas de Maio” – “ Tertúlia a Reforma Agrária em Arronches – 35 anos depois”, que teve lugar no passado domingo dia 2 de Maio, pelas 15h00 no Auditório do Centro de Educação Ambiental de Arronches.

A cerimónia iniciou-se com uma emotiva homenagem a João Candeias, membro da direcção da UCP “Companheiro Vasco” em Arronches, e mais tarde da direcção da estrutura distrital de direcção da Reforma Agrária, recentemente falecido aos 57 anos.
No decorrer da tertúlia intervieram os oradores, Dr. Joaquim Brandão – Advogado (ex advogado das Cooperativas Agrícolas), Dr. Diogo Júlio Serra – Dirigente da CGTP – Intersindical Nacional (ex-trabalhador da UCP Companheiro Vasco – Arronches, Eng.º Joaquim M. Nunes – Dirigente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Coronel Matos Serra - Militar de Abril.

Testemunhos diversos dos construtores locais da Reforma Agrária recordaram um período recente da democracia portuguesa, com a criação das primeiras Unidades Colectivas de Produção e a sua destruição passados poucos anos, referindo alguns dos presentes que no caso de Arronches, em todas as herdades "ocupadas" quando terminou a Reforma Agrária ficaram mais gados, equipamentos e máquinas que as que lá estavam quando das ocupações, dando ainda como exemplo a construção das barragens da Torre e da Joana Dias.


O encontro terminou cerca das 18h00 com um lanche convívio entre os participantes.

No átrio do Centro de Educação Ambiental esteve ainda patente uma pequena mostra de cartazes e outros documentos alusivos ao processo da Reforma Agrária em Arronches.

















1 comentário:

  1. É bom relembrar homens como o João Candeias que muito lutou por causas tão nobres. Um Homem capaz de "mover montanhas" em nome do povo. Um Homem de força, coragem e dedicação: á família, á democracia, ao seu partido, e á reforma agrária. Ao longo da minha já longa vida não tive o prazer de conhecer muitas pessoas assim. Mas ainda as há,não julgando ser uma questão de hereditariedade, mas sim de educação e alguma influência, confesso que me comovo ao "ver" a força, coragem e determinação com que ela enfrenta e ultrapassa a sua ainda curta mas já muito expeerienciada vida - a filha do Kimble. Até sempre amigo João.

    ResponderEliminar