sábado, 29 de maio de 2010

Jovens Shalom animam missa na Igreja do Convento de Nª. Senhora da Luz

Um grupo de cerca de 12 jovens Shalom, oriundos de Castelo Branco, Lisboa acompanhados por jovens de Arronches, animaram a missa das 18h30 deste sábado dia 29 de Maio, celebrada pelo padre Fernando Farinha na Igreja do Convento de Nª. Senhora da Luz em Arronches.

Deixamos algumas imagens da participação dos jovens Shalom.


Shalom o que é?

Shalom é uma palavra hebraica que significa, entre muitas outras coisas, PAZ! Este significado é importante para saber o porquê da utilização desta palavra pelos jovens que tornaram possível o sonho de outro jovem na altura seminarista, Luís Carlos.
Tudo começou em Angola no início dos anos 60. Angola era um país marcado pela guerra colonial onde os jovens ansiavam pela PAZ e tinham vontade de ser Igreja!
De repente algo no seio da Igreja Católica abria horizontes e dava esperança a esses jovens! Era o Concílio Vaticano II. Estes jovens sentiram então o apoio da Igreja para revolucionarem e rejuvenescerem a forma de SER Igreja e de fazer Jesus Cristo vivo!

Com a queda da Ditadura em Portugal e o fim da Guerra Colonial, estes jovens viram-se obrigados a partir para que este sonho Shalom não morresse. Então com Jesus Cristo no coração e o lema “Evangelizar os jovens pelos jovens” a ecoar pela cabeça, os jovens partiram e plantaram a semente de um Cristo irmão, de um Cristo jovem em Portugal e no Brasil!

Em Portugal os jovens espalharam-se por Lisboa, Braga, Santarém, Aveiro e Viseu onde se realizaram dezassete Encontros Iniciais. Já no Brasil e por intermédio dos Padres da Comunidade Shalom, o Movimento é acolhido pelos Bispos do Ceará, no Nordeste brasileiro.
Tudo começa a ter o seu lugar, em muitos lugares...
Já em 1983, D. Aloísio Lordscheider reconhece em Fortaleza a Comunidade fundada pelo Pe. Luís Carlos como uma Sociedade de Vida Apostólica. Nasce então (oficialmente) a Comunidade Shalom!

Entretanto em Portugal em 1991 surge a Associação Amigos Shalom com o objectivo de proporcionar a partilha de experiências com as suas vidas, quer profissional quer pessoal, estabilizadas, bem como um apoio económico ao Movimento e à Comunidade.
Mais tarde, em Agosto de 1997, nasce em Fortaleza no Brasil a Comunidade Shalom Feminina! São mulheres que se sentiram chamadas por Cristo e que dedicam a sua vida ao serviço da Igreja e acima de tudo dos jovens!














2 comentários:

  1. Fazer parte de um grupo de jovens (não é foleiro com muita gente comenta) mas sim caminhar no "Bem Estar" , é assumir responsabilidades para depositar um fermento de paz e confiança na familia humana.
    muitos jovens da nossa comunidade precisam descobrir outros caminhos para a sua vida futura.

    jovens da nossa comunidade venham descobrir, o outro caminho para as vossa vidas, juntem-se a nós
    um abraço
    MS

    ResponderEliminar
  2. fazer parte do grupo shalom é muito mais que do que pertencer a um grupo de jovens. é pertencer a um grupo de jovens que veem a igreja de uma forma diferente daquela que se apresenta diariamente. jovens que estao dispostos a por de lado as suas diferenças e lutar em conjunto por algo bom e diferente para a nossa terra. algo que seja inteiramente trabalho dos jovens...

    membro movimenoto shalom arronches

    ResponderEliminar