sábado, 12 de junho de 2010

Alentejo – Colóquio “O Touro e o Toureio” com José Luís Sommer d’Andrade e Maestro José Júlio em Arronches

Integrado no “Mês da Cultura Taurina” a decorrer em Arronches durante todo o mês de Junho, teve lugar na passada sexta-feira dia 11 o colóquio “O Touro e o Toureio”.
O colóquio decorreu no Centro de Educação Ambiental pelas 21h30, com a exibição do vídeo “Piele de Toro”, sobre a Escola de Toureio da Fundação “El Juli” e da ganadaria de António Palla (Salamanca).

Após a exibição deste vídeo seguiram-se as intervenções de José Luís Sommer (Ganadeiro), e José Júlio (Matador de Touros Português), com Fernando Marques (crítico da revista Novo Burladero e Director do Notícias de Arronches), a moderar um animado colóquio que se prolongou até cerca 00h40.

Maestro José Júlio

O Maestro José Júlio Venâncio Antunes, um dos maiores nomes do toureio português, tomou alternativa de Matador de Toiros em Zaragoza, a 11 de Outubro de 1959, das mãos de Manuel Jimenez "Chicuelo II", com o testemunho de Gregório Sanchez e toiros de Pio Tabernero.

Retirado das arenas desde 5 de Outubro de 1989, data em que se despediu oficialmente das arenas, e, Vila Franca de Xira, sua terra natal, dedicou-se à formação de jovens toureiros com destaque para a "Escola de Toureio José Falcão".
Foi um caso sem precedentes na história do Toureio Apeado Nacional e Mundial. No ano em que assinalou os cinquenta anos de alternativa (2009) e a poucos meses de completar 75 anos de vida, continua Toureiro e toureou um toiro na Palha Blanco [5 de Outubro 2009] com a galhardia, o conhecimento, o perfume e o salero com sempre brindou os aficionados da festa brava.

Nasceu em Vila Franca de Xira, mas foi a correr mundo que se fez uma figura respeitada do toureiro.


José Luís Sommer d’Andrade

José Luís Sommer d'Andrade, conhecido Ganadeiro e cavaleiro de Barbacena (Elvas) assinalou no dia 10 de Junho de 2010, os quarenta anos de alternativa, lidando na ocasião um touro da sua ganadaria com arte e maestria no festival Taurino realizado em Santa Eulália, foi outro dos ilustres convidados deste colóquio dedicado ao “Touro e o Toureio”.

Sempre ligado ao mundo dos cavalos e touros, Sommer de Andrade exerce a sua actividade na sua herdade perto de Barbacena onde tem a sua Ganadaria e a histórica Coudelaria D’Andrade fundada em 1894 pelo Dr. Ruy d' Andrade, com éguas de Guerrero Hermanos, D. Vicente Romero y Garcia, e D. António Perez Tinao, todas da mais pura Raça Espanhola, de estirpe Cartujana, e utilizou como garanhões cavalos das mesmas origens.

Tem esta Coudelaria um palmarés invejável, por quanto é, a que, desde o final do século passado até aos dias de hoje foi mais vezes Campeã da Raça nos certames da especialidade, para além de Campeã Ibérica em 1970 e 1972 e com inúmeras menções honrosas em outros anos anteriores e posteriores.

É sem dúvida, a Coudelaria mãe das melhores Coudelarias Lusitanas do momento, e está espalhada pelos quatro continentes. São de destaque como Garanhões, já com o ferro da Coudelaria, Maravilha, Majestoso, Justo, Vulcano, Encias, Firme e Martini. Após a morte de D. Ruy d' Andrade, em 1967, herdou esta Coudelaria o Engº. Fernando Sommer d' Andrade, que seguiu o rumo anterior com excelentes resultados.

Por falecimento do Engº. Fernando Sommer d' Andrade, foi dividida a éguada pelos seus herdeiros. O ferro d' Andrade, é na actualidade utilizado na Coudelaria de José Luís d' Andrade, porque assim foi decidido, pois é a que reside no local da fundação da mesma (Herdade de Font’alva) e porquanto é também quem a dirige desde 1975.

A Coudelaria possui cavalos notáveis em quase todas as actividades hípicas, desde os obstáculos, passando pelo ensino e pelo toureio.

Vídeo/ Ganadaria José Luís Sommer d’Andrade
http://www.herdadefontalva.com/ganadaria.html










































1 comentário:

  1. Alguem me pode dar o contato??? Jose Julio é meu avô e nem sabe da minha existência nem dos restantes netos e bisnetos!!! Queria muito encontra-lo e mostrar-lhe a familia que ele tem!!!

    ResponderEliminar