quinta-feira, 10 de junho de 2010

Alentejo - "Toureio a Cavalo e Cavalos de Toureio" em colóquio com o cavaleiro Joaquim Bastinhas e equitador Ricardo Tavares

O colóquio intitulado "Toureio a Cavalo e Cavalos de Toureio", teve lugar ontem dia 09 de Junho pelas 21h30 no auditório do Centro de Educação Ambiental, contando com a participação do cavaleiro Joaquim Bastinhas e do equitador Ricardo Romão Tavares.

Moderado Fernando Marques, um dos impulsionadores da iniciativa promovida pela Autarquia de Arronches foi bastante participada, contando com a presença de diversas figuras do mundo dos touros, assim como aficionados que colocaram deveras questões ao cavaleiro Joaquim Bastinhas e ao jovem equitador Ricardo Romão Tavares.

O cavaleiro tauromáquico, Joaquim Bastinhas é natural de Elvas, fez a sua primeira apresentação pública em Fevereiro de 1969, no Campo Pequeno, com apenas 13 anos de idade. O seu percurso enquanto cavaleiro tauromáquico dispensa apresentações. Do seu currículo, constam inúmeros prémios.

Para ficar a saber mais sobre "Toureio a Cavalo e Cavalos de Toureio", vale a pena ler a crónica de Catarina Bexiga, conceituada crítica taurina, chefe de redacção da revista Novo Burladero e responsável máxima pelo programa radiofónico, Burladero de Imprensa da Rádio Voz de Alenquer e grande apaixonada pelo Toiro Bravo e pelo Cavalo Lusitano.
**************************************************************
A história do Toureio a Cavalo está feita de evolução, à medida que o cavalo e o toiro foram apresentando transformações, sobretudo, em termos de capacidade dos primeiros, fruto do progresso da equitação; e em termos de comportamento dos segundos, graças ao avanço da genética.
No início do Século XX equacionava-se a possibilidade de cravar os ferros “De Caras”. Essa é hoje, uma possibilidade absolutamente superada.









































Sem comentários:

Enviar um comentário