sexta-feira, 4 de junho de 2010

Arronches comemora em Junho mês da Cultura Taurina

Arronches iniciou esta tarde as actividades do "Mês da Cultura Taurina”, que vai decorrer durante todo o mês de Junho com Exposições, colóquios, conferências, palestras e uma corrida de touros a ter lugar a 25 de Junho.

As actividades iniciaram-se no Auditório do Centro Cultural pelas 18h00 com a Palestra: Taurocultura “Património (i)material, moderno por tradição”, por Vítor Escudero e Dr.ª Ana Cristina Martins da Academia Nacional de Belas Artes e Centro de Pesquisa de Estudos Sociais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Ainda na sala de exposições do Centro Cultural pelas 19h00 foi inaugurada a exposição de Pintura do Mestre António Araújo, assim como uma mostra de Esculturas de colecções particulares dos séculos IX, XX e XXI.

Um pouco mais tarde pelas 20h30 no Centro de Educação Ambiental abriu ao público a Exposição Etnográfica com trajes de toureiros a pé, cavaleiros, forcados e campinos, utensílios do toureiro, cartazes e fotos.
Após a visita a esta exposição etnográfica teve lugar a apresentação do Cartel da Corrida de S. João em Arronches 2010.

A vila de Arronches tem uma das Praças de Touros mais antigas do país, inserida dentro das muralhas e com um longo historial, existindo ainda no concelho uma Ganadaria de Touros Bravos, um Bandarilheiro Profissional, um Grupo de Forcados e bastantes aficionados da Festa Brava .

No encerramento do “Mês da Cultura Taurina” será exibido o filme português “Sangue Toureiro”.

Este certame é promovido pela Câmara de Arronches com a coordenação do Jornal Noticias de Arronches, contando ainda com a colaboração de várias personalidades do “mundo dos touros”.







































































1 comentário:

  1. não sendo apologista da festa brava, entendo, contudo que a mesma faz parte da cultura do nosso povo, nomeadamente da nossa região.A exemplo da Monforfeira, aqui bem ao lado, que a nova Câmara decidiu abolir, a de Arronches sem complexos,agarrou na ideia e concebeu um programa de iniciativas que prestigiam o Mundo Taurino

    ResponderEliminar