quarta-feira, 16 de junho de 2010

Arronches recebe projecto de criação de búfalas

O Jornal Alto Alentejo na sua edição nº 183 de 16 de Junho divulga projecto inédito em Arronches, com abertura de uma exploração para criação de búfalas.

Em declarações prestadas a diversos órgãos de informação Diogo Pereira, promotor da iniciativa referiu hoje que este é projecto, “inédito” em Portugal, criando, à partida, 10 postos de trabalho, num investimento que ronda 1,5 milhões de euros.

"No início vamos contar com 60 búfalas, estábulos para os animais, um infantário para os mais pequenos e, num espaço adjacente à ordenha mecânica, vamos criar uma fábrica para a produção do queijo mozzarella”, explicou o investidor.
“A herdade (Alto dos Eucaliptos), tem mais de cem hectares, mas vamos trabalhar com a granja (manada) das búfalas em pouco mais de 40 hectares”, acrescentou.
De acordo com Diogo Pereira, o projecto, “inédito” em Portugal, vai criar, à partida, 10 postos de trabalho, num investimento que ronda 1,5 milhões de euros.

Fonte do município de Arronches adiantou à Lusa que o projecto de arquitectura já foi aprovado, embora o projecto de especialidade ainda não tenha dado entrada na autarquia.
“Nós estamos à aguardar uma resposta do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) e estamos a terminar o projecto de especialidade para entregar na Câmara de Arronches”, garantiu o empresário.

“Assim que tudo isto estiver resolvido, arrancamos com o projecto”, assegurou.
De acordo com Diogo Pereira, as búfalas que vão ser criadas no Alentejo são provenientes de Itália e a sua alimentação é “idêntica” à do gado bovino, embora o maneio seja "um pouco mais difícil”.

“Em Portugal não há ainda nenhuma exploração de búfalas, nem no sul de Espanha. No país vizinho existem apenas três explorações agrícolas dedicadas a este animal, nomeadamente em Madrid, na Catalunha e em Valladolid”, disse.

Diogo Pereira, que enalteceu a qualidade do queijo mozzarella na confecção de pizzas e em saladas, sublinhou ainda a importância nutritiva e saudável que o leite de búfala possui.
Após a concretização do projecto, o empresário espera vir a comercializar o queijo mozzarella produzido em Arronches em Portugal e Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário