domingo, 8 de agosto de 2010

Alentejo - Memórias do tempo – Arronchense eleita Beleza Regional

Com o Arronches em Notícias a servir de elo de ligação à diáspora Arronchense dispersa pelo país e mundo, é frequente chegarem até nós os mais diversos pedidos e informações interessantes vindas de lugares tão distantes como a Austrália, África do Sul, Angola, Brasil, Guiné Bissau, Cabinda, Goa, Holanda, Alemanha, Venezuela, Marrocos, Macau, Estados Unidos, Canadá entre outros países, por vezes o único motivo desses contactos fica a dever-se ao facto de terem reconhecido algum lugar ou pessoas que ilustram os nossos textos.
Pedidos de localização de parentes ou amigos com quem se perdeu o contacto, ou se ainda existe a fonte b ou a igreja c, a todos tentamos ajudar na pesquisa da informação ou mesmo no envio da tal fotografia que lhes traz de volta as recordações do tempo vivido em Arronches.
Resultado ganha-mos uns quantos amigos e muitos convites para passar alguns dias com esses Arronchenses, que por motivos vários um dia deixaram Portugal.

As memórias que hoje partilharmos chegaram até nós pelo famoso Facebook, com uma senhora a informar-nos que tinha participado num concurso em 1964 em Arronches, local onde nessa noite tinha sido eleita Beleza Regional uma jovem de Arronches, efectuados mais alguns contactos conseguimos por fim localizar na zona de Tomar a protagonista da nossa história, que amavelmente nos cedeu alguma documentação alusiva a esse curioso e ao mesmo tempo atribulado Concurso de Beleza.

Foi eleita a “Beleza Regional” num espectáculo em Arronches

Arronches – Com o patrocínio do Sr. Governador Civil de Portalegre e a presença da primeira classificada do concurso inter-casas Regionais de Lisboa, efectuou-se na praça de touros de Arronches um espectáculo denominado Belezas Regionais.

O júri elegeu “Beleza Regional!” Maria da Luz Lopes de 16 anos, filha da Sr.ª D. Maria Joana Lopes e do Sr. João António Assunção.

No espectáculo, que foi apresentado pelos locutores Joaquim Rasquilha Vieira e Maria de Fátima, colaboraram os artistas Luís Piçarra, Maria Dilar, José Dores, Maria da Nazaré, José Fernando e Dora Duval, os bailarinos Gloria e Pabas e o conjunto de Carlos Areias.
In: Recorte de jornal

Depois do espectáculo realizado em Arronches Maria da Luz voltou a ganhar o primeiro lugar no concurso de beleza que teve lugar na cidade de Portalegre, para além da satisfação de ter representado bem Arronches e dos muitos aplausos do público, foi ainda apurada para participar na grande final das “Belezas Regionais” a ter lugar no fim do ano em Lisboa.
Por motivos que se desconhecem essa final nunca chegou a ser realizada nem foi dada qualquer explicação aos concorrentes, talvez inveja das lisboetas ou falta de gosto dos homens da ditadura por mulheres bonitas.

Maria da Luz saiu nas páginas da revista Plateia de 10 de Março de 1964 e foi notícia em diferentes jornais da época.

Nasceu e cresceu em Arronches, saindo daqui aos 17 anos de idade, actualmente com 61 vive na zona de Tomar.


1 comentário:

  1. Recordação é viver e para mim foi um desfilar de imagens relativas a essa Arronchense, que eu logo reconheci antes de ter visto o nome. Quem não se lembra do Primo João que no Verão todas as tardes parava o seu carrinho de venda de gelados artesanais à porta do primo Cleto e daí percorria as ruas da vila, cada gelado 2 tostões e o Sr. Tiago Castelhano (farmaceutico) para me ver zangado mandava oferecer-me um, mas com os pózinhos de quinino que amargavam mais que piorno.
    Para os mais novos este senhor a quem me refiro era o Pai da Maria da Luz, mais um Arronchense que era adorado e respeitado por toda a gente da Vila.
    Eu e a minha família estivemos todos presentes nessa Eleição e recordo tudo o que se passou nessa Festa.
    Para ti Maria da Luz e para todos os teus famíliares vai o meu reconhecimento e amizade.
    Um beijo do Artur Cleto

    ResponderEliminar